Zeladoria Municipal promove ações para evitar enchentes na cidade

Compartilhe!

 

Com a chegada do período de chuvas, especialmente tempestades mais intensas, a Prefeitura da Estância de Atibaia vem promovendo ações de prevenção a enchentes em diversos bairros da cidade. Um cronograma previamente planejado pela Administração Municipal está sendo executado em regiões mais suscetíveis a danos causados pelas chuvas.
Nas últimas semanas o Executivo efetuou ações preventivas de limpeza de bueiros, com retirada manual de resíduos e hidrojato nas tubulações pluviais. O trabalho visa melhorar a drenagem das águas provenientes das chuvas e, assim, facilitar a vazão nas galerias, evitando enchentes em áreas de risco.
Equipes vêm intensificando, desde o início do segundo semestre, os serviços de limpeza e manutenção de córregos e bueiros, bem como reparos em pontes e tubulações pluviais. Em cinco meses, mais de três mil bueiros foram limpos e desentupidos para garantir um melhor escoamento de águas pluviais.
A Coordenadoria Especial de Defesa Civil ressalta que neste período do ano há alta possibilidade de ocorrência de fenômenos meteorológicos adversos, como chuvas de forte intensidade, com volumes significativos de precipitação e muitas vezes acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento e queda de granizo.
Semanalmente a Defesa Civil do município tem recebido, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos – CPTEC, Alertas de Risco Meteorológico para Atibaia e região e é importante manter-se atualizado sobre condições climáticas: o telefone da Divisão de Operações Meteorológicas do CPTEC é 12.3186-8437 ou 3186-8535 ou pode ser acompanhado pela internet, acessando http://tempo.cptec.inpe.br/avisos/ .
Ainda vale ressaltar que a conscientização da população – não descartando lixo e entulho em ruas, córregos e bueiros da cidade – é essencial na prevenção de enchentes. Para solicitar serviços da Zeladoria Municipal basta entrar em contato com a Ouvidoria Municipal: Rua Castro Fafe, nº 295, Centro – FACILITA ou pelos telefones (11) 4418-7800 / 0800.77.33.996.

Deixe uma resposta