ACIA deve criar novos serviços a favor dos associados

Associação Comercial e Industrial de Atibaia completou 71 anos em 2019 e o atual presidente Alessandro Roncoleta fez balanço das atividades.

 

 

O Atibaiense – Da redação

O atual presidente da ACIA (Associação Comercial e Industrial de Atibaia), Alessandro Roberto Roncoletta, concedeu entrevista ao jornal O Atibaiense e falou sobre as ações desenvolvidas pela entidade nos últimos dois anos, período de seu mandato, além de comentar planos futuros, já que deve ser confirmanda, no próximo dia 25, sua recondução ao cargo.
A ACIA realizará no dia 25 reunião do conselho para homologar a chapa que se inscreveu para dirigir a entidade nos próximos dois anos. Como não houve concorrência e inscrição de apenas uma chapa, Alessandro deve ser reeleito presidente da associação, para mais dois anos de mandato.
O presidente da ACIA destacou que nos 71 anos de existência, a entidade foi muito bem estruturada. “Passaram por aqui excelentes pessoas. Mas chegou um momento agora em que precisamos crescer”, comentou. Uma novidade da atual gestão foi a criação de um departamento Comercial, para contato com empresários com objetivo de atrair novos associados. Foi realizada ainda uma pesquisa para conhecer o que os associados querem.
A ACIA conta atualmente com 560 associados. “Pela primeira vez estamos conseguindo crescer. Intensificamos as parcerias e serviços. Não podemos esquecer a essência: servir o associado. Temos que fazer uma boa prestação de serviço”, destaca Alessandro.
O presidente da entidade ressalta que há uma grande gama de benefícios para os associados, como plano odontológico para associados e funcionários, valor acessível para assessoria jurídica, treinamentos, consultas ao SCPC, emissão de certificados digitais, cursos, palestras, entre outras parcerias específicas.
Alessandro destaca ainda que nos últimos dois anos, a ACIA conseguiu um relacionamento mais próximo com a Facesp (Federação das Associações Comerciais Estado São Paulo). O Congresso da entidade, por exemplo, aconteceu esse ano em Atibaia. “Estamos participando de reuniões de grupo na Facesp. É uma movimentação que queremos que associado perceba”, conta.
O presidente também relata que foi criada recentemente na ACIA uma Coordenadoria da Mulher Empreendedora. “Temos uma coordenadora cujo papel é trazer mulheres empreendedoras para a ACIA. Queremos aumentar a representatividade”.
Foi criada ainda a ACIA nos Bairros, projeto que visa descentralizar a entidade. Já existe um núcleo na Alamenda Lucas Nogueira Garcez e outro no Alvinópolis. “Cada região tem uma demanda específica e queremos ouvir os associados”.
Sobre campanhas da ACIA, Alessandro destaca que atualmente está em vigor uma campanha para acerto de contas, para consumidor limpar o nome. “Momento ideal é esse, quando pessoas recebem o 13º salário. Empresas têm que tentar negociar as dívidas agora. A proposta é da Boa Vista e é o primeiro ano que a ACIA participa dessa campanha”, conta.
Alessandro diz que há um certo otimismo com relação à economia, mas que o crescimento maior, com investimentos dos empresários, ainda não ocorreu. “Empresários estão um pouco mais animados, mas não partiram para aumentar os investimentos ainda”.
Para ele, a nova lei de liberdade econômica deve colaborar com o crescimento. Mas é preciso ainda a Reforma Tributária e Reforma Política “Além da Reforma da Previdência, enquanto não acontecer a Reforma Tributária e a Reforma Política, o empresário vai segurar o investimento. A Tributária vai trazer segurança fiscal e a Política a segurança jurídica”, destaca.
Para este Natal, a ACIA terá a campanha de premiação para quem consumir no comércio local e ainda uma premiação para comerciantes, para quem tiver a melhor decoração de Natal. É uma forma de incentivar os comerciantes a enfeitarem as lojas e tornarem os espaços mais atrativos para consumidor.
A ACIA ainda tem a expectativa de que a decoração de Natal feita pela Prefeitura torne-se um atrativo para a cidade, incentivando as pessoas a irem para as ruas e consequentemente a consumirem.
Alessandro finaliza resslatando a importãncia do associativismo, do cooperativismo. “Só leva a bons resultados, é uma consciência de múltiplas ideias. Associe-se e dê a oportunidade da ACIA mostrar que vale a pena. Os frutos são muito bons. E todos juntos sempre conseguimos chegar a um objetivo comum mais rápido e com mais qualidade”.

Deixe uma resposta