Atitudes sustentáveis beneficiam o meio ambiente

Empresas adotam novas ações para impactar positivamente a natureza.

 

 

Com o crescimento acelerado, visando o desenvolvimento econômico, diversas empresas são criadas a cada dia sem implementar práticas sustentáveis a seu sistema organizacional, colocando em risco o meio ambiente. Segundo estudo realizado pela revista Exame em 2017, cerca de 63% das empresas degeneram a natureza, mesmo que indiretamente e, deste número, apenas 41% dispõe de planos de sustentabilidade. Atualmente, para que um negócio alcance sucesso e obtenha um diferencial competitivo de mercado, é necessário que haja a junção de lucro com os impactos positivos para a sociedade e meio ambiente, somente assim haverá um crescimento ordenado.
Pensando nisso, a Atibaia Saneamento, empresa do Grupo Iguá, responsável pela coleta e tratamento de esgoto e que mantém uma parceria público-privada com a SAAE, incluiu em sua cultura organizacional, que passou a ser executada por meio das práticas corporativas e atitudes sustentáveis que permitem aos colaboradores internalizar o sistema de valores e crenças da companhia de maneira natural.
Dentre as atividades exercidas pela equipe, foi implantado uma plataforma de gerenciamento de arquivos, onde todos tem acesso aos documentos necessários, reduzindo significativamente o número de impressão, pois, estudos revelaram que no Brasil existe um gasto per capita de 50 quilos de papel por ano – o equivalente a 10.600 folhas A4 por pessoa, um número impressionante e que desencadeia uma série de problemas ambientais. Outra atitude da empresa de saneamento, foi a destinação sustentável do lodo gerado no tanque de aeração, que é transformado em fertilizante para uso na agricultura; quanto ao lixo, a empresa conta com coleta seletiva e uma composteira própria, onde os resíduos de frutas dos colaboradores são transformados em adubo para uso interno. Além disso, a operação passou a utilizar como combustível da frota o etanol, por se tratar de um biocombustível com baixa emissão de poluentes.
Indiara Guasti, gerente da Atibaia Saneamento, conta que todas as ações vão de encontro com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), desenvolvido pela ONU em 2015, e visa contribuir com o bem-estar do local de trabalho, assim como beneficiar a natureza. “Nosso trabalho está diretamente ligado ao meio ambiente, por isso que todas as atitudes, desde as mais simples, são pensadas com o intuído de beneficiá-la, além de enraizar nos nossos colaboradores um dos DNA’s do Grupo Iguá, onde Sustentabilidade é a base”, contou a gerente.

Deixe uma resposta