ENEM 2019: saiba tudo o que precisa para se destacar na prova

Primeiro dia de exame, que acontece neste domingo (3) contemplará conhecimentos de Língua Portuguesa, Artes, Ciências Humanas e Redação.

Para os estudantes que irão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo, 3/11, Francislaine Maciel, gerente de Produtos Pedagógicos do Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac), destaca 13 dicas essenciais para o momento da prova. O conteúdo faz parte do e-book especial, repleto de orientações para quem pretende se sair bem nas provas. Para acessar o material completo, acesse cebrac.com.br/enem2019.

1- O QUE FAZER NA VÉSPERA DA PROVA?

É preciso relaxar para se livrar da ansiedade e descansar a mente. Durma cedo e esqueça os estudos, você já se preparou antes, nada de estudar na véspera.
Programe-se para chegar na hora: É muito importante chegar com antecedência, assim, verifique onde realizará a prova, como chegar até o local e o meio de transporte que utilizará.
Deixe separado tudo que precisará levar para a prova, assim, não correrá o risco de esquecer nada.

2- O QUE LEVAR PARA A PROVA?

Caneta esferográfica PRETA com tubo transparente;
Documento oficial de identificação com foto (identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho e/ou passaporte);
Comprovante de inscrição (acesse o site do ENEM).

OBS: A carteira de estudante não é considerada como documento oficial.

3- O QUE NÃO LEVAR?

Caneta em que o tubo não é transparente, lápis, borracha, bloco de notas, boné, gorro, calculadora, celular ou quaisquer aparelhos eletrônicos, relógio, óculos escuros, dentre outros.
O indicado é comparecer na prova somente com o documento, caneta preta com tubo transparente e o comprovante de inscrição, para evitar problemas.
Caso leve celular ou qualquer outro objeto proibido pelo edital, esses ficarão dentro de sacos plásticos fechados que serão cedidos pela organização da prova.

4- O QUE FAZER NO DIA?

Chegue cedo! Muitas pessoas estarão se dirigindo aos locais para realização da prova, por isso, saia de casa com antecedência para evitar atrasos;
Certifique-se de que pegou todo material separado no dia anterior para que não tenha problemas de acesso ao local da prova;
Alimente-se bem. Porém, prefira alimentos leves e que já esteja habituado a consumir. Alguns alimentos são indigestos e laxativos, evite-os;
Vá com roupas confortáveis;
Mantenha-se concentrado e calmo, para que consiga lembrar de todo o conteúdo estudado;
Fique atento às regras e não as infrinja;
Não esqueça de assinar a prova;
O caderno de questões é seu, portanto, utilize de modo que o auxilie, você pode grifar os trechos mais importantes ou eliminar questões que considere incorretas.
Após a prova, confira o gabarito e se prepare para a próxima etapa!

Priorize as questões mais fáceis!

No momento da prova, realize primeiro as questões que considere mais fáceis para garantir seus acertos e uma nota mais alta na média final.

Não perca muito tempo nas questões difíceis

Uma das dicas que já citamos é de cronometrar o tempo para se preparar para a realização da prova. Portanto, se perdermos muito tempo na realização de uma questão, logo, impactaremos no tempo das demais.

“Chutar” ou não as questões?

Caso realmente não saiba a resposta, é mais indicado chutar do que deixá-la em branco.

Caso você acerte e o sistema identifique que foi no “chute” a nota será mais baixa, porém, receberá alguma pontuação.

Deixe uma resposta