Uma nova forma de fazer jornalismo

Novas formas de produzir notícias estão em formação ou em pleno desenvolvimento. O site Observatório da Imprensa é boa fonte para descobrir essas aventuras. Nesta semana, encontrei lá matéria sobre o Projeto #Colabora, que em quatro anos acumulou rede de 260 jornalistas e atingiu receita anual de R$ 1,5 milhão.
Júlio Lubianco cita Agostinho Vieira, fundador do site: esses colaboradores são um dos principais ativos do projeto, sem fins lucrativos. “Temos contatos de gente que pode eventualmente fazer um trabalho jornalístico em qualquer lugar do Brasil. Se precisarmos de alguém que faça vídeo no Piauí, temos. Um infográfico no Maranhão, temos”, descreveu ao Centro Knight.
A rede do #Colabora começou a se formar pouco antes do nascimento do site. A ideia começou como uma ação de marketing para chamar a atenção para o lançamento. “Faltando um mês para o lançamento do #Colabora (outubro de 2015), nós convidamos os amigos para escrever, fotografar e filmar. Seria uma ação de lançamento, justificada pelo nome do projeto. Tivemos cerca de trinta colaborações. Da [jornalista] Flávia Oliveira até a ministra do Meio Ambiente na época, Izabella Teixeira. Acontece que o que era para ser uma ação pontual virou rotina”, lembrou Vieira.
O resultado é que hoje a seção “quem somos” do site, tradicional em praticamente todos os veículos de mídia alternativa e em muitas startups, é bem maior que a da maioria. “As pessoas nunca mais foram embora e os trinta iniciais viraram quase 300 hoje, com as mais diferentes habilidades. Cerca de 10% trabalham voluntariamente, sem receber nada do #Colabora”, disse o jornalista.
É essa rede que faz reportagens não apenas para o Projeto #Colabora, mas também para o #Colabora Marcas, braço comercial do site, que produz o conteúdo contratado para empresas em seus sites e projetos institucionais.

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