Palestra em Atibaia traz oncologista para conscientizar sobre os cânceres de mama e de próstata

O evento, que é aberto ao público, acontece na terça-feira, dia 5 de novembro, às 18h00, e será ministrado pela oncologista Dra. Nise Yamaguchi e pela fisioterapeuta, Dra. Tânia Tonezzer.

 

No dia 5 de novembro, às 18h00, Atibaia recebe no Centro de Convenções da Prefeitura, a oncologista Dra Nise Yamaguchi,  e a fisioterapeuta especialista em oncologia, Dra. Tânia Tonezzer. O evento é promovido pela Coordenadoria Especial da Mulher, Instituto Nise Yamaguchi e Associação Hortolândia de Atibaia.

O objetivo das palestras é divulgar informações sobre o câncer de mama e de próstata, além de conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce das doenças. Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer de mama responde por 28% dos novos casos entre mulheres. Estatísticas indicam um crescimento da doença nos países desenvolvidos e em desenvolvimento, o que explica a importância do acesso à informação e à conscientização.

O evento terá início às 18h00, com uma palestra da Dra. Nise Yamaguchi sobre prevenção, detecção precoce e cuidados dos cânceres de mama e próstata. Às 19h00, a Dra. Tânia Tonezzer falará sobre a atividade física na prevenção contra o câncer e, às 20h00, Yamaguchi retorna em uma palestra sobre oncologia personalizada, linha de pesquisa da médica, que é pioneira dessa especialidade no país. Esta última palestra é direcionada somente a profissionais de saúde.

 

Oncologia personalizada

Referência na área de oncologia, Nise H. Yamaguchi é oncologista clínica dos hospitais Albert Einstein e Sírio-Libanês, em São Paulo. É pesquisadora sênior da Universidade de São Paulo e da International Preventionand Research Institute (IPRI), em Lyon (França). Dirige o Instituto Avanços em Medicina e coordena o Instituto Nise Yamaguchi de ações sociais, que vai receber os dividendos do seu livro recém-lançado e direcioná-los à pesquisa de novos tratamentos do câncer e das doenças crônicas e degenerativas, dentro da visão integrativa da Medicina. No Brasil, ela é pioneira no novo método de tratamento para câncer, a oncologia personalizada, que funciona como uma terapia alvo.

 

Novembro Azul e o câncer de próstata

A oncologista discorre ainda sobre o câncer de próstata, que é o segundo tumor maligno que mais atinge os homens,ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

Cerca de 68 mil brasileiros por ano recebem o diagnóstico de câncer de próstata, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca) e o índice de mortalidade chega a 14 mil mortes por ano, ficando atrás apenas do câncer de pulmão. A maioria dos casos tem desenvolvimento lento, o que, em tese, facilita a detecção precoce. No entanto, muitos homens ainda resistem em realizar os exames preventivos, pois eles envolvem o toque retal.

No entanto, Nise Yamaguchi cita recomendação da American Cancer Society de que estão ocorrendo cirurgias de próstata em demasia no mundo e que devem haver critérios mais rigorosos, pois esse procedimento pode causar impotência e incontinência urinária.

“Nem todo homem com câncer de próstata precisa ser tratado imediatamente. Se você tem câncer de próstata em estágio inicial, existem muitos fatores, como idade e saúde geral, e a probabilidade de que o câncer cause problemas para você considerar antes de decidir o que fazer. A cirurgia só deve ser recomendada em casos específicos”, adverte a oncologista.

Estudo que está sendo realizado em Nova York, no Memorial Sloan Kettering Cancer Society, recomenda para o paciente com suspeita de câncer de próstata acompanhamento clínico com avaliações, toque e PSA. Em caso de suspeita do câncer, recomenda-se ainda o exame de ressonância magnética e a biópsia.

 

Oncologista lança livro para quem cura e quem quer ser curado

Recentemente, lançou o livro “O ser humano diante do câncer e a vontade de curar”, que pretende apoiar pacientes e médicos a enfrentar os desafios da convivência com o câncer. Ele foi classificado, por Drauzio Varella, como “uma reflexão sobre a contradição maior da condição humana: aquela que existe entre a vida e a morte.” Nele, é traduzida a essência da vontade de curar e de ser curado por meio de reflexões e abordagens práticas, de forma a manter vivo esse desejo.

 

Serviço:

Evento: Palestra sobre câncer de mama e câncer de próstata

Data: 05/12/2019

Horário: 18h00 às 20h00 (aberto ao público)

20h00 – palestra para profissionais de saúde

Local: Centro de Convenções Victor Brecheret – Prefeitura da Estância de Atibaia

Endereço: Alameda Prof. Lucas Nogueira Garcez, 511 – Vila Thais, Atibaia – SP, 12941-650

 

Livro

Título: “O ser humano diante do câncer e a vontade de curar: a visão de uma oncologista humanista”

Autora: Nise Yamaguchi

Nº de páginas: 159

Preço sugerido: R$ 42,00

Formato: 14 x 21 cm

Venda – Livraria Nobel Atibaia

Deixe uma resposta