Jovens da Fundação CASA de Atibaia participam do Encceja PPL

Exame tem como objetivo possibilitar a certificação do Ensino Fundamental e Médio.

Onze jovens que cumprem medida socioeducativa no CASA Atibaia foram inscritos para participar das provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL).

O exame aconteceu na última terça e quarta-feira (08 e 09/10) e teve como objetivo possibilitar que pessoas privadas de liberdade, que não conseguiram concluir os estudos na idade-série correta, obtenham a certificação do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio – ou, ao menos, a proficiência em algumas disciplinas.

Ao total 3.211 jovens, de ambos os sexos, que cumprem (ou cumpriram) medida socioeducativa em 114 centros da Fundação CASA no Estado de São Paulo prestaram a prova.

Desde 2017, esse exame do Ministério da Educação (MEC) passou a certificar o Ensino Médio – antes era apenas o Fundamental. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é responsável pela execução.

Critérios

Para obter a certificação do Ensino Fundamental, o inscrito precisa ter ao menos 15 anos, enquanto a pessoa que deseja certificar-se no Ensino Médio precisa ter ao menos 18 anos, além do Ensino Fundamental completo.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o Ensino Fundamental possui nove anos. O ingresso da criança se dá aos seis anos de idade, com expectativa de conclusão aos 14 anos.

Segundo o MEC, na etapa seguinte, do Ensino Médio, a expectativa é que o adolescente que acursa tenha idade entre 15 e 17 anos. Jovens e adultos com idades cronológicas incompatíveis com as das séries encontram-se em defasagem idade-série.

“Ao participar do Encceja PPL, os adolescentes têm a possibilidade de elevar sua escolaridade, ampliando o universo de oportunidades e escolhas para quando terminarem de cumprir a internação e retornarem ao convívio em sociedade”, avalia a gerente de Educação Escolar da Fundação CASA, Neuza Ewerton Flores.

A educação escolar na Fundação CASA é realizada em parceria com a Secretaria do Estado da Educação. Os adolescentes privados de liberdade são matriculados em escolas da rede pública estadual, mas têm aulas dentro dos centros socioeducativos, com professores da Secretaria. O cronograma de aulas, conteúdos e material didático seguem aquilo que é ministrado na rede pública do Estado.

Sobre as provas

O Encceja possui quatro provas objetivas, conforme a etapa de ensino, além de uma redação. Cada prova possui 30 questões de múltipla escolha.

Na etapa do Ensino Fundamental, os presos adultos e jovens privados de liberdade responderão a perguntas nas áreas de Ciências Naturais; História e Geografia; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Matemática e Redação.

Aqueles inscritos para as provas do Ensino Médio responderão a questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens e Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; e Redação.

Todas as provas serão aplicadas nos centros de atendimento socioeducativo ou nas unidades prisionais.

 

Deixe uma resposta