Sede da Associação de Luthiers do Brasil é inaugurada em Atibaia

Compartilhe!

 

A Prefeitura de Atibaia inaugurou a sede da Associação de Luthiers do Brasil – Aluthiers, localizada no Parque Municipal Edmundo Zanoni (Av. Horácio Neto, n° 1030). Desde que o Executivo criou o Programa Capacitação, em 2013, a associação vem recebendo recursos municipais para desenvolvimento do Projeto Escola de Lutheria, que já formou mais de 300 alunos no município. Com a iniciativa, Atibaia se tornou referência na área e hoje é a única cidade do país a oferecer capacitação gratuita em fabricação de instrumentos musicais de cordas.
A Escola de Lutheria proporciona formação técnica e cultural. Hoje, a profissão de luthier é uma realidade no município e a Prefeitura, por meio da Coordenadoria Especial de Emprego e Renda, mantém uma parceria com a Aluthiers, viabilizada por um termo de colaboração (oriundo de chamamento público) no valor de R$ 150 mil.
Os profissionais participantes do Curso de Lutheria se habilitam na fabricação de instrumentos, como violas, violões, guitarras, cavaquinhos e ukulele. As aulas são frequentadas por pessoas de diversas idades, e os mais variados objetivos e formações. Há músicos que procuram a capacitação para aprender a construir e entender melhor o funcionamento de seus instrumentos; há aqueles que encontram na lutheria uma forma de profissão; e outros que buscam um hobby, afinal, a lutheria, com suas características artesanais, é considerada uma terapia, um modo de sensibilizar e ativar novos sentidos.
Segundo a Coordenadoria Especial de Emprego e Renda, além da tradição preservada com as atividades da lutheria, é importante destacar o fator geração de renda proporcionado pela capacitação, já que os alunos se tornam aptos a realizar manutenção, conserto e restauração de instrumentos, um trabalho que exige experiência e especialização.
“A Escola de Lutheria alia um curso de capacitação, focado na geração de renda, com o fomento à cultura, oferecendo uma atividade artística e lúdica”, ressaltou o prefeito da Estância de Atibaia, Saulo Pedroso de Souza.
Além do chefe do Executivo, estiveram presentes na cerimônia de inauguração, que contou com diversas apresentações de viola, o vice-prefeito Emil Ono; a secretária de Cultura, Roberta Barsotti; a secretária de Assistência de Desenvolvimento Social, Magali Basile; o ouvidor do município, Marcos Melo; o coordenador de Emprego e Renda, Gabriel Sola; o vereador Marcos de Oliveira; o presidente da Aluthiers, Sergio Tuckümantel de Almeida; entre outras autoridades, membros da associação e da sociedade civil.

Deixe uma resposta