Atibaia recebe amanhã oficina de Badminton pela primeira vez

 

A Associação Nova Cati oferecerá uma oficina de badminton no Ginásio Rolando Rolli. O projeto também prevê aulas gratuitas até o final do ano. No próximo dia 25 de outubro (sexta-feira), Atibaia receberá uma oficina gratuita de Badminton oferecida pela Nova Cati com o apoio da Prefeitura da Estância de Atibaia, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer. O evento acontecerá no Ginásio Rolando Rolli, das 9 às 15 horas, de forma gratuita.
Não há restrições de idade e qualquer pessoa pode praticar.
A oficina é organizada pelo professor Guilherme Moreno, da Nova Cati e conta com a ajuda dos professores Alexandre Santiago e Eduardo Luz, do Projeto Juquery Badminton, que já realizam trabalhos em Mairiporã, Caieiras e Francisco Morato, e foi criado com o intuito de difundir o esporte na região.
O Badminton é um esporte criado na Inglaterra no século XIX, inspirado no Poona, praticado na Índia. O nome está relacionado com o local onde foi jogado pela primeira vez, a Badminton House, propriedade de Duque de Beaufort’s. Em 1934 foi fundada a Federação Internacional de Badminton, atualmente chamada de Federação Mundial de Badminton (BWF). Hoje existem 130 países membros da BWF. No Brasil, o órgão responsável é a Confederação Brasileira de Badminton.
Em 1992, o Badminton estreou nas Olimpíadas de Barcelona, aumentando o número de praticantes em todo mundo. Em 1995 o esporte foi incluído nos XII Jogos Pan-Americanos de Mar del Plata, Argentina, e consolidou a sua presença na América. Em 2007, nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, o Brasil ganhou a sua primeira medalha na modalidade com os atletas Guilherme Kumasaka e Guilherme Pardo, que conquistaram medalha de bronze na categoria de dupla masculina.
Em Atibaia, será a primeira vez que o esporte receberá uma oficina dedicada à sua prática. Pode ser jogado de forma individual ou em duplas. Os atletas utilizam de raquetes específicas para rebater uma peteca que pode chegar a 400 km/h, em uma quadra dividida ao meio por uma rede que mede 5,18 por 13,40 metros em jogos individuais e em jogos de dupla, a largura aumenta para 6,10.

Deixe uma resposta