Nova lei prevê incentivo ao turismo nas escolas de Atibaia

A lei formaliza o projeto Aprendendo com Turismo, que já existe na rede municipal de ensino desde 2016.

 

O Atibaiense – Da redação

Desde 4 de outubro está em vigor a lei nº 4.694, que cria o projeto Aprendendo com Turismo, cujo objetivo é levar informações sobre o assunto para as escolas municipais de ensino fundamental. O projeto já existe na prática desde 2016 e a transformação em lei garante a continuidade.

Entre os objetivos da lei estão: sensibilizar os alunos e o corpo docente do ensino fundamental da rede de ensino municipal da importância do turismo para Atibaia; apresentar aos docentes e discentes os principais pontos turísticos do município; demonstrar ao corpo escolar a necessidade de receber bem o turista; demonstrar a importância de cuidar bem dos atrativos turísticos, tais como patrimônio arquitetônico, ambiental, cultural e religioso; expor aos beneficiários deste projeto que o turismo é uma grande fonte de renda, gera empregos e oportunidades para os moradores.

O projeto começou em 2016, sem ser formalizado por lei, e naquele ano atendeu cerca de 1.800 alunos de 26 escolas da rede municipal. Até 2019, a Prefeitura informa que mais de 5.200 crianças do 4° ano do Ensino Fundamental foram beneficiadas e puderam conhecer com mais profundidade o turismo de Atibaia.

Quando o projeto tramitava na Câmara, antes da aprovação e tranformação em lei, a Prefeitura informou que o Aprendendo com Turismo ficou em 7° lugar na categoria Qualificação e Formação no Turismo, numa disputa entre os 70 melhores projetos de turismo do Brasil.

“Aprendendo com Turismo ensina, de forma didática, às crianças que o turismo é mais do que lazer e diversão, pois é também uma atividade social, cultural e econômica. Nas palestras, realizadas em ação conjunta das secretarias de Turismo e Educação, as crianças ganham um mapa turístico de Atibaia para que possam saber mais sobre os diversos atrativos e pontos turísticos da cidade. Além de ensinar os alunos, o projeto também tem o objetivo de sensibilizar o corpo escolar sobre as diversas atrações e a importância da atividade turística em Atibaia”, comentou o prefeito Saulo Pedroso quando enviou a proposta para os vereadores votarem.

Para que o projeto funcione, a Secretaria de Turismo disponibiliza os palestrantes, devidamente capacitados, para falar sobre turismo. Já a Secretaria de Educação reserva o local para realização das palestras, bem como horário específico na grade curricular das unidades de ensino fundamental.

As palestras serão realizadas, anualmente, em todas as escolas municipais de ensino fundamental de Atibaia, prioritariamente, nas salas de aula do 4º ano do ensino fundamental.

 

Deixe uma resposta