USF lança módulo internacional na pós-graduação

Na manhã de terça-feira (10), a Universidade São Francisco (USF) promoveu no câmpus de Bragança Paulista o evento “Café com Negócios”, reunindo empresários, empreendedores e autoridades da região. Na ocasião, aconteceu a palestra “Desfios da Gestão e Liderança diante do cenário da Indústria 4.0”, com o Prof. João Victorino de Souza, e o lançamento do Módulo Internacional da pós-graduação lato sensu.
Frei Thiago Alexandre Hayakawa, vice-reitor da universidade, abriu o evento destacando o papel e função social da USF com as ações. “Nós aqui trabalhamos com a construção de conhecimento e esse conhecimento só pode ser constituído nesse franco diálogo com diferentes setores da sociedade”, destacou.
Em seguida, o assessor da Pró-Reitoria de Administração da USF e docente do curso de Administração, Prof. Rodrigo Parras, comentou a expansão da instituição no ensino à distância (EAD), com cinco polos já implantados (Atibaia, Bragança Paulista, Itatiba, Campinas e Petrópolis) e outros três em fase de implantação. “Serão oito polos ao todo, oferencendo graduação e pós-graduação à distância com a mesma qualidade dos cursos presenciais. Polos em Amparo, Paulínia e Cambuí-MG estarão operando em breve”, comento Prof. Rodrigo.
A diretora do câmpus de Bragança Paulista, Patrícia Teixeira Costa, falou da importência do relacionamento da universidade com a sociedade, ressaltando eventos como o “Café com Negócios” como uma ferramenta de aproximação e troca de experiências e conhecimento.
O lançamento do Módulo Internacional da pós-graduação lato sensu foi o destaque do evento. Será uma semana de aulas, palestras, visitas a empresas e networking em Portugal, no mês de novembro. Não apenas os alunos da pós poderão participar, mas também outros interessados ainda não matriculados na USF.
“É um marco que vem acontecendo na pós-graduação. A universidade tem objetivo a ser alcançado, que é a internacionalização, por isso pensamos nesse módulo. Precisamos fomentar esse projeto extra universidade não somente com os profissionais que estão em contato conosco na pós, mas também com profissionais renomados que estão fora”, explicou Fernanda Daniela Fernandes Carvalho, coordenadora do Núcleo de Pós-Graduação Lato Sensu da USF.
Para a coordenadora do Núcleo de Relações Internacionais, Cristiane Ferraz e Silva Suarez, a universidade está atenta à questão da inovação e tem por objetivo levar o que tem de mais novo para a comunidade acadêmica e público externo. “O módulo internacional faz parte do módulo de Gestão, do MBA, mas pode ser feito separadamente por pessoas que tenham interesse no assunto. É um prazer lançar esse módulo em Portugal, em parceria com três universidades de ponta”, destacou Cristiane.
O módulo será realizado em parceria da USF com a Universidade Católica Portuguesa, Universidade de Coimbra e Universidade de Aveiro. A certificação será das quatro universidades envolvidas.
Toda a logística e roteiro do Módulo Internacional foram elaborados em parceira com a GX Intercâmbio, empresa que atua no contato com instituições no exterior. “Tivemos esse desafio proposto em conjunto com a USF para que atendesse bem os pós-graduandos e também o setor empresarial”, ressaltou Andresa Godoy, diretora internacional da empresa. O roteiro será realizado de 16 a 24 de novembro, com uma programação intensa de aulas, palestras com empresários e docentes, visitas técnicas a empresas portuguesas, destacando o cenário português e europeu, além da troca de informações.

Deixe uma resposta