Bragança Paulista quer receber o título de “Capital Nacional do Atletismo”

Câmara Municipal debate o tema com a sociedade em audiência pública nesta quinta-feira (5/9), às 19:30, com a presença do presidente Warlindo Carneiro da Silva Filho e do vice-presidente Wlamir Motta Campos.

A Câmara Municipal de Bragança Paulista debate nesta quinta-feira (5/9), a partir das 19:30, a denominação do município como a “Capital Nacional do Atletismo”. A proposta foi apresentada pelo vereador Marco Marcolino (PSDB) à Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), que apoiou a iniciativa e propôs a realização da audiência para debater a relevância do assunto com a sociedade.

Desde janeiro deste ano Bragança Paulista se tornou a sede da CBAt, que ocupa uma área de 14 alqueires em localização privilegiada no município, no Bairro Campo Novo, onde também está o Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA). Desde 2018, o CNDA tem recebido competições regionais, nacionais e internacionais, com centenas de atletas, familiares, torcedores e imprensa, o que movimenta de forma relevante o comércio, o turismo e a economia local.

“Desde que ativamos o CNDA e mudamos a sede da CBAt de São Paulo para Bragança Paulista defendo a tese de a cidade ganhar o título de ‘Capital Nacional do Atletismo’. Estamos investindo em várias ações para aproximar a população do esporte”, comentou Warlindo Carneiro da Silva Filho, presidente do Conselho de Administração da CBAt.

Com toda essa visibilidade para o município, os membros da CBAt consideram que o título contribuiria com o desenvolvimento de Bragança Paulista. “A cidade já possui a sede da CBAt, tem atletas olímpicos e treinadores morando aqui, tem sido cenário do atletismo nacional, tem sediado eventos internacionais e isso pode ser ainda melhor divulgado com esse título”, lembrou o vice-presidente do Conselho de Administração da CBAt Wlamir Motta Campos.

Alguns dados confirmam o impacto do atletismo na economia local. Mais de mil pessoas se hospedaram na cidade para o Campeonato Brasileiro Sub-20, de 31 de maio a 2 de junho; o Troféu Brasil Caixa de Atletismo, encerrado no último domingo (1/9), teve a participação de 735 atletas, de 18 Estados e do Distrito Federal, além de técnicos, árbitros, familiares, jornalistas etc. “A própria cidade não tem dimensão do que isso significa. Mas ao receber esse título de ‘Capital Nacional do Atletismo’, poderá fazer divulgações e ações que vão agregar valor ao município”, completou Wlamir.

Já existem tratativas com parlamentares federais para concessão do título e, com a adesão da população, essa oportunidade poderá ser levada adiante. A Audiência Pública pode ser acompanhada presencialmente, na Câmara Municipal, por meio do site www.camarabp.sp.gov.br, ou por meio das redes sociais, na página do Facebook da Câmara (www.facebook.com/camarabragancapaulista/) ou Youtube (www.youtube.com/camarabraganca).

Os munícipes também podem participar enviando questionamentos durante a audiência para o e-mail (dci@camarabp.sp.gov.br) ou pela página do Facebook da Câmara. A Câmara Municipal fica na Praça Hafiz Abi Chedid 125, no Jardim América.

A Caixa é a Patrocinadora Oficial do Atletismo Brasileiro.

Deixe uma resposta