Programa Vida Nova será pauta de reunião aberta à população na quinta-feira

Encontro no Fórum Cidadania, às 19h, abordará iniciativa que oferece uma oportunidade de recomeço às pessoas em situação de rua em Atibaia.

Amanhã, quinta-feira, dia 26, a população de Atibaia está convidada a participar de um encontro especial que será realizado no Auditório do Fórum Cidadania, às 19h. Trata-se da reunião de apresentação e prestação de contas do Programa Vida Nova, iniciativa responsável por oferecer uma oportunidade de recomeço às pessoas em situação de rua em Atibaia.

O Vida Nova vem intensificando as abordagens a pessoas em situação de rua no município. Lançado no ano de 2017, o programa segue promovendo medidas que visam resultados práticos na rotina de quem quer transformar a sua realidade.

Com o Vida Nova são realizadas abordagens estratégicas diariamente no município, sempre por meio do diálogo, apoio e convencimento pessoal. A equipe de abordadores sociais da Prefeitura presta o primeiro contato e tenta, com um trabalho humanizado, sensibilizar as pessoas em situação de rua a voltar para a casa de seus familiares ou a aderir aos serviços disponibilizados pela Prefeitura, como o Centro Pop e a Casa de Passagem e o Centro de Acolhida (no espaço da Casa de Passagem).

A coordenação do Vida Nova é do Fundo Social, com o apoio de vários setores do Poder Executivo, como a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Secretaria de Saúde, Secretaria de Serviços, a Guarda Civil Municipal – GCM e demais forças de segurança do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública – GGI de Atibaia, além de entidades sociais e líderes religiosos da cidade, reunindo uma série de políticas públicas aos atendidos.

Conforme o Fundo Social, a Prefeitura vem realizando um trabalho de sensibilização para que as doações de munícipes sejam destinadas à Casa de Passagem, entidades sociais e ao próprio Fundo Social, e não diretamente nas ruas. Ainda segundo o Fundo Social, a doação direta é um gesto solidário louvável por parte da população, mas que aborda o problema apenas a curto prazo, portanto superficialmente, o que evidencia a importância dos serviços mantidos pelo Poder Executivo.

Estrutura
A Casa de Passagem é mantida por uma parceria entre a Prefeitura e a Casa do Caminho, com apoio do Fundo Social. No local, as pessoas em situação de rua são acolhidas e têm acesso a atendimento psicossocial; atividades em oficinas socioeducativas e junto à horta e aos animais; acomodação; alimentação; cuidados com a saúde e higiene pessoal; provisão de documentação; encaminhamento para o mercado de trabalho; e acolhimento de animais que as acompanhavam nas ruas, que também são bem-vindos e recebem cuidados no local. O objetivo é promover a reinserção na sociedade e possibilitar que a pessoa acolhida tenha uma vida com mais qualidade e dignidade.

A Casa de Passagem fica na Estrada dos Perines, nº 495, bairro Boa Vista, funciona 24 horas por dia e o telefone é (11) 4415-2274. A população pode entrar em contato informando sobre pessoas em situação de rua na cidade para que as equipes da Prefeitura providenciem abordagem e encaminhamento para a Casa de Passagem.

Deixe uma resposta