Operação desativa ligações clandestinas em Atibaia

Equipes da Polícia Civil e da Elektro realizaram em Atibaia uma operação de combate ao furto de energia. Foram identificadas irregularidades em residência e estabelecimentos comerciais localizados nos bairros:  Ribeirão dos Porcos, Caetetuba e no Jardim Imperial. Três pessoas foram presas em flagrante. A energia recuperada é o suficiente para abastecer 600 famílias durante um mês.

No primeiro semestre de 2019, a concessionária desligou 6 mil ligações clandestinas, conhecidas como gatos, em casas e estabelecimentos comerciais. A empresa realiza a “Operação Varredura” nas 228 cidades atendidas pela empresa nos estados de São Paulo e do Mato Grosso do Sul.

Como denunciar

Para reduzir os riscos e o furto de energia, a Elektro mantem um programa constante de inspeções. A empresa tem canais de denúncia para casos de fraudes e furtos, por meio dos quais é possível passar as informações anonimamente, como o 0800 701 0102 ou pelo site.

Orientação de segurança

Quem faz ligações clandestinas ou, como são chamados popularmente, “gatos” corre o risco de sofrer acidentes graves, muitas vezes fatais, pois envolve a manipulação de circuitos energizados. Um técnico da Elektro recebe horas treinamentos específicos antes de atuar na rede elétrica.

Há também o risco de causar um curto-circuito que atinja a rede, podendo provocar o desligamento e a queima de equipamentos e eletrodomésticos da residência e da vizinhança.

A Elektro orienta que todos podem reduzir o valor da conta de luz mensal usando a energia elétrica de modo eficiente e evitando desperdícios, principalmente, na utilização de aparelhos, tais como chuveiros, ferros de passar roupas, condicionadores de ar, aquecedores e secadores, entre outros.

Sobre a Elektro

Reconhecida por 10 vezes como a melhor distribuidora de energia elétrica do Brasil, a Elektro tem atuação em 228 municípios, sendo 223 no Estado de São Paulo e cinco no Mato Grosso do Sul. Em uma área de concessão de 121 mil quilômetros quadrados, a concessionária atende 2,6 milhões de clientes (6 milhões de habitantes).

Deixe uma resposta