Atibaia é responsável por 25% das flores produzidas no Brasil

Atualmente o município conta com uma área de aproximadamente 500 hectares para a produção de flores por ano.

A produção de flores em Atibaia contribui sobremaneira para o PIB municipal. Dados da Secretaria de Agricultura indicam que o faturamento nacional com a produção de flores é de cerca de 1,2 bilhão de dólares. Considerando que Atibaia é responsável por 25% das flores produzidas no Brasil (volume de produção), pode-se estimar que o faturamento do município com a produção seja de aproximadamente 240 milhões de dólares.

Atualmente o município conta com uma área de aproximadamente 500 hectares para a produção de flores por ano. Levando-se em conta que no Brasil a área total é de 4.500 hectares e no Estado de São Paulo a área é de cerca de 1.200 hectares, Atibaia é responsável por cerca de 11% da área total do Brasil e cerca de 38% da área total do Estado de São Paulo.

São aproximadamente 400/500 produtores de flores na cidade, também um porcentual de 11% em relação ao país (são 3.600 produtores no Brasil). Segundo a Agricultura, 50% das flores são de corte, como, por exemplo rosa, crisântemo, etc.; 45% de vaso, como orquídea, crisântemo de vaso, dipladenia, etc.; 5% de flores de forração ou caixaria, como petúnia, begônia, amor-perfeito, etc..

A maioria da produção é comercializada na CEAGESP, em São Paulo, e no CEASA, em Campinas. Além disso, 40% do total de flores comercializadas em Holambra são de Atibaia. Há flores cuja colheita ocorre várias vezes no decorrer de um ano, como a aster, por exemplo, que possibilita mais de um corte no período de um ano. Em Atibaia, também está um dos três maiores produtores de rosas do Brasil.

Mas por que Atibaia tornou-se grande produtora de flores? Algumas razões estão relacionadas ao clima e ao tipo de solo. O clima subtropical da cidade favorece o cultivo de flores. A localização é outro fator que contribui, já que sua posição geográfica, ao lado de grandes rodovias como a Fernão Dias e a Dom Pedro I, favorece o escoamento de toda a produção direto aos grandes centros consumidores e de distribuição, como a CEAGESP (São Paulo) e a CEASA (Campinas). Atibaia está localizada em uma das regiões mais prósperas do Estado, a cerca de 60 quilômetros de três grandes centros: Campinas, São José dos Campos e da própria capital, São Paulo.

Outro fator é a tradição relacionada à cultura nipônica. A colônia de japoneses exerce grande influência nesse tipo de atividade, que é uma das principais da economia atibaiense. Hoje a produção de flores acontece em propriedades cujos donos são de diversas nacionalidades e descendências, mas quando foi iniciado o cultivo na cidade, as famílias japonesas predominavam. Foram essas famílias que trouxeram também técnicas que permitiram o avanço na produção. – Associação Hortolândia de Atibaia.

Serviço:

39º Festa de Flores e Morangos de Atibaia

Data: de 30 de agosto até 22 de setembro de 2019

Às sextas, sábados e domingos

Horários: das 09h até 18h

Local: Parque Municipal Edmundo Zanoni, Av. Horácio Neto, 1030

Cidade: Atibaia, SP

Preços: R$ 19,00 à R$ 38,00

Telefone – 0800-555-979

Site: www.floresemorangos.com.br

 

Deixe uma resposta