O Museu Olho Latino apresenta a mostra “Entre o Céu e o Inferno” do destacado gravador J. Borges

Compartilhe!

José Francisco Borges nasceu em 1935, em Pernambuco, onde reside até hoje, escrevendo, ilustrando e publicando os seus folhetos de cordel.

O Museu Olho Latino apresenta a exposição “Entre o Céu e o Inferno” do artista gravador e cordelista J. Borges. A mostra é composta por 12xilogravurase acontece de 30 de agosto a 30 de setembro no 1º andar do Centro de Convenções “Victor Brecheret”, em Atibaia, SP.
As obras em exposição foram selecionadas pelo artista e professor Alex Roch, curador da mostra, que visitou o ateliê do J. Borges, e escolheu as xilogravuras especialmente para o Museu Olho Latino.
As temáticas das obras abrangem desde “santos” até “capetas” e expressam a festividade e a alegria que caracterizam as criações do artista.
José Francisco Borges, conhecido como J. Borges, nasceu em 1935, no município de Bezerros, Pernambuco, onde reside até hoje, escrevendo, ilustrando e publicando os seus folhetos de cordel.
A década de sessenta foi um marco na vida do artista: sua obra e sua técnica, conhecida por tacos, passou a ser reconhecida nacionalmente como uma atividade cultural. Hoje essas xilogravuras são impressas em grande quantidade, em diversos tamanhos, e vendidas a intelectuais, artistas e colecionadores de arte.
J. Borges é reconhecido como mestre da cultura brasileira. Em 1970 ilustrou a capa do livro “Palavras Andantes”, de Eduardo Galeano, e indicado por Ariano Suassuna fez as gravuras da abertura da novela Roque Santeiro, da Rede Globo. Em 2005, recebeu do Estado de Pernambuco o título de Patrimônio Vivo e em 2006 foi considerado pelo jornal New York Times o “Gênio da Cultura Popular”. Segundo o diretor curador do Museu Olho Latino, Paulo Cheida Sans, o pernambucano J. Borges é um dos principais representantes da gravura popular brasileira.
A entrada é gratuita e a mostra poderá ser visitada na Al. Lucas Nogueira Garcez, 511 – Parque das Águas – em Atibaia, SP.

Serviço:
Mostra:Entre o Céu e o Inferno – Xilogravuras de J. Borges.
Curadoria:Alex Roch.
Período:30 de agosto a 30 de setembro de 2019.
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 09h às 16h.
Local: Museu Olho Latino – 1º andar do Centro de Convenções e Eventos “Victor Brecheret”.
Endereço: Al. Lucas Nogueira Garcez, 511 – Parque das Águas – Atibaia, SP.
Realização: Museu Olho Latino e Secretaria de Cultura e Eventos – Prefeitura da Estância de Atibaia.

Deixe uma resposta