Saber para jamais esquecer

Por e-mail, tenho recebido as newsletters do site Conteúdo Judaico. Na semana passada, recebi texto sobre livro que aborda o Holocausto. O mote é: para que nunca mais se repita. Uma pesquisa realizada em 2001 no Brasil mostrava que a maioria da população (77%) não sabia o que era o Holocausto.
Segundo o site, “atualmente nosso mundo está enfrentando o ataque das informações falsas, principalmente pelas redes sociais. O nacionalismo, fascismo, nazismo, as fobias e os preconceitos estão em tantas notícias que confundem a todos. O Holocausto – Shoá – um assassinato de seis milhões de judeus entre outros, tornou-se refém de notícias negando sua existência ou diminuindo o impacto de sua tragédia”.
A reação a esta atitude de grupos radicais espalhados pelo mundo encontrou o melhor antídoto na educação de respeito e tolerância. “Mesmo depois de tanto tempo desde o fim da Segunda Guerra Mundial, a perseguição, o antissemitismo, o ódio e a intolerância ainda repercutem nos dias atuais fazendo milhares de vítimas inocentes”.
O livro “Saber para Jamais Esquecer” foi elaborado com textos de profissionais de pesquisa e história do Museu do Holocausto de Jerusalém (Yad Vashem). É organizado pelo editor Nessim Hamaoui, que edita a versão brasileira da revista do museu Yad Vashem no Brasil há mais de 20 anos. O livro é dividido em 10 capítulos e começa com uma cronologia dos mais importantes fatos do Holocausto de 1933 até 1945.
Como brasileiro de origem popular, estou sintonizado com esses movimentos e não serei cúmplice de ataques a povos que merecem toda a nossa consideração. É isso!

Deixe uma resposta