Atibaia está entre os 10 municípios paulistas mais bem avaliados em desenvolvimento rural sustentável

Atibaia é destaque no cenário agrícola paulista. A cidade recebeu o 8º lugar na avaliação de desenvolvimento rural sustentável realizada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. A premiação aconteceu no dia 26 de julho, no Palácio dos Bandeirantes, e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o governador do Estado de São Paulo João Dória e o secretário da pasta Gustavo Junqueira.
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento analisou 10 critérios técnicos de comprovação de bom desempenho em 258 municípios conveniados. Os critérios avaliados são: Estrutura Institucional; Infraestrutura Rural; Produção, Distribuição e Consumo Sustentável; Defesa Agropecuária; Abastecimento e Segurança Alimentar; Fortalecimento Social do Campo; Solo e Água; Biodiversidade; Resiliência e Adaptação às Mudanças Climáticas; e, Interação Campo-Cidade. Atibaia atingiu o 8º lugar.
As cidades avaliadas recebem desde 1995, quando o convênio foi criado, 20 mil reais anualmente destinados a manutenção das estradas rurais. Em contrapartida, no caso de Atibaia, há a cedência de um funcionário municipal para desempenhar o trabalho junto a Casa da Agricultura. O prêmio rendeu para a cidade o repasse de verba no valor de 62.500 reais, a serem investidos na área agrícola. E é a consolidação de um trabalho conjunto entra a Prefeitura de Atibaia, por meio da Secretaria de Agricultura, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e da Casa de Agricultura, agentes responsáveis pelas políticas públicas voltadas à agricultura e de apoio ao meio rural do município.

Deixe uma resposta