Programa Vida Nova garante atendimento às pessoas em situação de rua

O Fundo Social de Solidariedade lançou, em 2017, o Programa Vida Nova, que realiza um trabalho transformador junto a pessoas em situação de rua em Atibaia. Uma equipe realiza abordagens estratégicas diariamente no município, sempre por meio do diálogo, apoio e convencimento pessoal. Por meio de um trabalho humanizado, a equipe de abordadores sociais da Prefeitura presta o primeiro contato e tenta sensibilizar as pessoas em situação de rua a voltar para a casa de seus familiares ou a aderir aos serviços disponibilizados pelo programa.
A coordenação do Programa Vida Nova é do Fundo Social, com o apoio de vários setores do Poder Executivo, como a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Secretaria de Saúde, Secretaria de Serviços, a Guarda Civil Municipal – GCM e demais forças de segurança do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública – GGI de Atibaia, além de entidades sociais e líderes religiosos da cidade, reunindo uma série de políticas públicas aos atendidos.
Conforme o Fundo Social, a Prefeitura vem realizando um trabalho de sensibilização para que as doações de munícipes sejam destinadas à Casa de Passagem, entidades sociais e ao próprio Fundo Social, e não diretamente nas ruas. Ainda segundo o Fundo Social, a doação direta é um gesto solidário louvável por parte da população, mas que aborda o problema apenas a curto prazo, portanto superficialmente, o que evidencia a importância dos serviços mantidos pelo Poder Executivo.
“O Programa Vida Nova é resultado da parceria de diversos setores da Prefeitura, entidades, igrejas e lideranças religiosas da cidade. A Casa de Passagem oferece aos acolhidos uma oportunidade de recomeçar e isso só é possível por meio da união de todos os colaboradores. É um lugar estruturado, com todo o suporte necessário e que viabiliza um cuidado especial com as pessoas em situação de rua”, ressaltou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Simone Cardoso.
A Casa de Passagem é mantida por uma parceria entre a Prefeitura e a Casa do Caminho, com apoio do Fundo Social. No local, as pessoas em situação de rua são acolhidas e têm acesso a atendimento psicossocial, atividades em oficinas socioeducativas e junto à horta e aos animais, acomodação, alimentação, cuidados com a saúde e higiene pessoal.
A Casa de Passagem também promove o encaminhamento para o mercado de trabalho, inclusive já tendo viabilizado oportunidades em uma empresa da cidade para quatro pessoas que estavam em situação de rua e passaram pela instituição.
Os animais dos acolhidos também são bem-vindos e recebem cuidados no local. A Coordenadoria Especial dos Direitos e Defesa Animal da Prefeitura garante atendimento aos cães e gatos que acompanham as pessoas em situação de rua, além de castração e acompanhamento de um veterinário.
A Casa de Passagem fica na Estrada dos Perines, nº 495, bairro Boa Vista, funciona 24 horas por dia e o telefone é (11) 4415-2274. A população pode entrar em contato informando sobre pessoas em situação de rua na cidade para que as equipes da Prefeitura providenciem abordagem e encaminhamento para a Casa de Passagem.

Deixe uma resposta