Instituto Garatuja mantém duas exposições até o final do mês

As duas exposições apresentam o resultado do projeto “Garatuja – 35 Anos de Arte e Cultura em Atibaia”. A primeira foi aberta dia 26 de julho e traz o resultado das atividades ligadas a história em quadrinhos. São pinturasoriginais, painéis didáticos, arte final produzido pelos participantes das oficinas, além de parte do acervo do Instituto referente à produção de quadrinhos das décadas de 50 a 70. Eles estão divididos em cinco segmentos: Infantil, terror, nacional, produção regional e outros, contendo os clássicos da narrativa quadrinizada como O Guri, Tico-tico, O Lobinho, Capitão Estrela e outros. Durante a permanência dessa exposição serão agendadas visitas monitoras junto a escolas da região e exibição de filmes com temática ligada à linguagem dos quadrinhos.
A Exposição de História em Quadrinhos acontece na sede do Garatuja e tem entrada franca. A outra exposição também reúne o resultado das atividades desenvolvidas no projeto nas áreas de Técnicas Mistas, Fotografia e Gravura. Aberta no último final de semana, dia 03 de agosto, a exposição permanece até o final de agosto no Centro Cultural André Carneiro. Na fotografia, além dos trabalhos dos participantes das oficinas, o visitante poderá entrar numa câmara escura gigante e conhecer por dentro o fenômeno da formação da imagem de uma maneira bem simples. Parte do acervo do Garatuja, composta de câmaras fotográficas antigas, também estará exposta. Na gravura painéis didáticos, matrizes xilográficas e trabalhos dos alunos. Nessa exposição o visitante também verá parte do acervo do Garatuja referente a produção infantil de diferentes épocas e técnicas que retratam a expressão gráfica das crianças. Esse material foi coletado por mais de três décadas de atividades.
Os trabalhos das oficinas realizadas recentemente completam a mostra. Durante o período de exposição também serão programadas visitas monitoradas, palestra com Paulo Cheida – gravurista e fundador do Museu Olho Latino e workshop com o artista Alex Roch. Tudo gratuito.
Oficina de gravura
Ainda restam algumas vagas para as oficinas de gravura, última atividade do projeto “Garatuja – 35 Anos de Arte e Cultura de Atibaia” voltada ao público infanto-juvenil. A gravura é um meio expressivo cada vez mais distante do cotidiano de artistas, professores, alunos e demais interessados. Em parte pela dificuldade em encontrar espaços, ou pessoas, que mantenham viva essa arte.Na oficina proposta o enfoque será na impressão em relevo e por permeação. Na primeira o destaque será a xilogravura, que consiste em cavar sulcos na madeira de forma a criar diferentes superfícies, que depois serão entintadas e impressas no papel, como um carimbo, resultando em várias cópias similares.Na gravura por permeação (serigrafia) a matriz é uma tela de nylon esticada num bastidor de madeira. Por pressão a tinta perpassa a tela fixando-se a superfície abaixo, com exceção dos lugares onde a tela foi obstruída pela emulsão. Conheça, participe.
Exposição de História em Quadrinhos
Até 26 de agosto / Local: Instituto de Arte e Cultura Garatuja / Rua Esmeraldo Tarquínio, 346 – Jardim Tapajós – Atibaia SP. Fone 4412 9964.
Exposição de Trabalhos em Técnicas Mistas, Fotografia e Gravura
Até 31 de agosto / Local: Centro Cultural André Carneiro / Palestra com Paulo Cheida – Dia 31/08, sábado, das 15 às 17 h no Centro Cultural André Carneiro.
Projeto “Garatuja – 35 anos de Arte e Cultura em Atibaia”, realização do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e Instituto de Arte e Cultura Garatuja, através do PROAC.

Deixe uma resposta