UMA GALHA TRISTE

Era uma vez uma galinha. Seu nome, Doroteia. Era uma galinha muito bonita. Toda branca, robusta. O galo, Tibério, e todas as galinhas do galinheiro gostavam muito dela. Mas ela tinha um problema. Quando botava ovo não ficava alegre como as outras galinhas. Nem cacarejava depois que botava o ovo. Quando o galo trepava nela, ela não vibrava como as outras galinhas. O galo e as outras galinhas estavam muito preocupadas com ela. Não sabiam o motivo de sua tristeza. Ficavam perguntando umas para as outras a razão daquela tristeza. Se ela tem saúde, e o galo sempre transava com ela por que ela era  triste assim? Ninguém tinharesposta para a tristeza de Doroteia.Os diasforam passando e depois de algum tempo ela já estava bem magra. É que não se alimentava mais direito. Estavam achando que ela tivessealguma doença. Ou talvezfosse uma depressão. Mas – pensavam o galo e as galinhas –Doroteia era uma galinha perfeita; então não tinha motivo nenhum para cair em depressão. Mas ela tinha sim um problema. E eles não sabiam qual era. Não conseguia ter filhos. Já tentara várias vezes. Ela botava os ovos. Depois de botar uns dez, dozeos incubava durante vinte e um dias. Porém, passado o prazo necessário para os pintinhos nascerem,os pintinhos não nasciam e os ovos eram jogados num lixo.Ela ficava cada vez mais deprimida.
Uma robusta e simpática galinha carijó chamada Genoveva, eraamiga de Doroteia. Há algum tempo observavaque sua amiga estava sempre triste e estranhava seu comportamento. Mas Doroteia nunca lhe disseranada a respeito daquela tristeza. Genoveva então resolver ir falar com ela. Aproximou-se dela e falou então:
– Dorotéia, posso falar com você?
– Pois não, Genoveva. Pode falar.
– Posso te fazer uma pergunta?
– Claro, querida.
Genoveva perguntou então:
– A gente, aqui no galinheiro, tem observado que há algum tempo você anda muito triste. Você pode me dizer por quê?
Depois de muito esforço, Doroteia respondeu:
– Estou triste porque não posso ter filhos Queria tanto te uns pintinhos lindos comoos seus e deoutras companheiras aqui desse galinheiro e não consigo.
Disse então Genoveva:
– Ah… Mas que pena, Doroteia. Você é estéril. Não pode ter filhos.
Depois Genoveva, olhando com muito carinho para sua companheira, lhe disse:
– É um problema muito grave, minha querida. Mas a gente vai dar um jeito nisso. Não se preocupe.
— Mas como? Eu sou estéril. Meus ovos não geram filhotes. E não é por culpa do galo. A culpa e minha. Não posso ter filhos. Como resolver isso?
–Calma, Doroteia. A gente vai te ajudar. Tenho certeza disso.Vou conversar com o Tibério quer a gente tanto ama e é pai de todos os pintinhos que nascem aqui nesse galinheiro. Vou falar também com algumas de nossas companheiras e vamos te ajudar.
— Muito obrigada por sua atenção, minha querida.
–Te ajudar a resolver esse teu problema é nossa obrigação. Vamos ajudá-la e você voltara a ser uma galinha feliz.
— Está certo, querida. Ficarei esperando então a ajuda de vocês – disse Doroteia, animada com a notícia que recebeu de sua companheira.
As duas amigas se despediram e logo depois Genoveva foi procurar o galo para lhe falar a respeito do problema de Doroteia.
outras galinhas para que, unidos,  eles pudessem ajudar Doroteia a resolver o problema dela.
No dia seguinte, depois de conversar bastantecom várias galinhas , o galo encontrou uma solução para resolver o problema de Doroteia.Ele e uma comissão de galinhas por ele nomeada decidiram fazer o seguinte: eles solicitariam ajuda a todas as galinhas do galinheiro. Cada uma deveria doar um ovo para Doroteia. Esses ovos seriam então chocados por Doroteia.Assim, então, elateria seus pintinhos.
Genoveva foi depois contar essa novidade para Doroteia.
Depois que ouviu Filomena, Doroteia falou:
– Que bom! Então agora poderei ter filhos. Como eles serão chocados por mim os pintinhos que nascerem serão meus filhos, não serão?
Disse então Genoveva:
– Claro. Serão teus filhos e do Tibério, sem dúvida alguma. Agora é só esperar as galinhas botarem os ovos que elas lhedoarão. Eu me propus, inclusive,a guardar os ovos para você. Todos eles sertão galados, tenha certeza disso. Eu inclusive falei para o Tibério cuidar disso com carinho.
Doroteia ficou muito feliz com a notícia recebida e falou então para Genoveva queficaria à espera dos ovos,.
Genoveva perguntou, em seguida, aDoroteia quantos ovos ela queria.
Doroteia lhe respondeu quequeria ter bastante pintinhos. Disse então que queria doze.
– Pode deixar, querida. Guardarei doze ovos de nossas companheiras para você. E olhe: Dois desses ovos sãomeus. Não vou te dizer quaismas dois pintinhos serão também meus.
`—Pode deixar que depois que nascer seus filhinhos que serão também meus, eu vou cuidar muito bemdeles. E avise, por favor, as outras companheiras que eu cuidarei muito bem dos pintinhos, também filhos delas,que nascerem .
Apósuns quinze dias, depois da conversa que Doroteia teve com Genoveva, .as galinhas daquele galinheiro já tinham botado a quantidade de ovos que Doroteia desejava.
Genoveva ia pegando nos ninhos os ovos que as galinhas gentilmente cederam para Doroteia.
E quando jáhavia doze foi levá-los para Doroteia.
Doroteiapegou aqueles ovos, agradeceu a Genoveva, ao galo e a outras galinhas que botaram os ovos que lhe foram cedidos, guardou-os bem guardadinhos e agradeceu a Genoveva, ao galo e às galinhas que lhes doaram
Mas havia ainda um problema.
Doroteia não estava ainda preparada para chocar aqueles doze ovos Para ela chocá-los era necessário ficar choca, que é o estado que a galinha fica quando tem que chocarovos. No templo em que fica choca,ela fica com as asas sempre abertas.Elaestava ansiosa para chocar aqueles ovos. Queria muito ficar choca. Ficou então pacientemente esperando ficar choca. Isso não demorou muito templo. Apenas duas semanas.
Quando ficou choca, Doroteia escolheuum ninho para pôr aqueles ovos. Preparou bem esse ninho com folhas secas de uma árvore do galinheiro e algumas penas e começou então a chocar.
Depois de vinte eum dias, nasceram o pintinhos.
Havia dez amarelinhos e dois pretinhos.
Os dois pintinhos pretos eram filhos de galinha carijó.Então os pretinhos eram sem dúvida filhosde Genoveva, a única galinha carijó daquele galinheiro. Todas as outras galinhas eram brancas. E galinha branca que é acor de Doroteia gera pintinhos brancos. Trata-se de uma questão genética.
Passaram-sevinte e um dias, tempo que leva para os pintinhos nasceram, e os filhinhos de Doroteia nasceram. Fizeram aquela festa no galinheiro quando os pintinhos de Doroteia nasceram. A mãe daqueles pintinhos ficou muito feliz. Agradeceu muito a Genoveva que lhe falou então:

__ Quando quiermais  pintinhos, é só falar comigo, que eu o Tibéro e as nossas companheirão resolveremos mais uma vez o seu problema.

Lá estáDoroteia toda feliz da vida cobrindo com suas asas seus pintinhos tão bonitinhos.

Deixe uma resposta