Novo ETE Caetetuba terá investimento de R$ 63 milhões

A construção da ETE Caetetuba, aumentará em 12% pontos percentuais a cobertura de tratamento de esgoto no município.

Na última quinta-feira (27), a Atibaia Saneamento, empresa do grupo Iguá, responsável pelo esgotamento sanitário no município de Atibaia e que mantém uma parceria público-privada (PPP) com a SAAE, realizou a cerimônia de lançamento da pedra fundamental da obra da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Caetetuba. Durante o evento foram apresentados o plano de investimento e o cronograma de obras para a implantação do novo sistema de esgotamento sanitário da cidade.
A ETE Caetetuba inclui a coleta e o tratamento dos esgotos domiciliares de 25 bairros que ainda não são atendidos pelos serviços de saneamento, sendo eles: Estância Santa Maria do Laranjal, Jardim Suely, Jardim Colonial, Parque Rio Abaixo, Jardim Parque Real, Loteamento Vale das Flores, Nova Cerejeira, Jardim Paraíso da Usina, Parque da Montanha, Atibaia Vista da Montanha, Chácaras Maringá, Caetetuba, Casas Populares, Cerejeiras III Glebas, Jardim das Cerejeiras, Jardim Alvinópolis II, Vila São José I, Jardim Imperial, Brotas, Jardim Estância Brasil, Jardim São Felipe, Jardim Santo Antônio, Estância Parque Atibaia, Pinheiral I e II.
Até o final de 2021, serão investidos cerca R$63 milhões na implantação do novo sistema que tratará, ainda na 1ª fase, mais de 250 mil litros por hora de esgoto. Além da ETE, também estão previstas a implantação de coletores troncos, novas ligações de rede e Estações Elevatórias de Esgoto que serão integradas ao sistema de coleta e tratamento de esgoto da cidade.
De acordo com o diretor da Atibaia Saneamento, Eduardo Caldeira, com a construção da ETE Caetetuba, aumentará em 12% pontos percentuais a cobertura de tratamento de esgoto no município. ”Esse sistema atenderá mais de 35% da população da cidade quando as três fases estiverem implantadas. O tratamento de esgoto, além de contribuir com a preservação dos recursos naturais da região, traz saúde e dignidade, proporcionando uma vida melhor para a população de Atibaia”, comentou Caldeira.
Para Fabiane Santiago, Superintendente da SAAE (Saneamento Ambiental de Atibaia), esse investimento reforça a importância do saneamento para o desenvolvimento do município e representa mais qualidade de vida para população. “Os benefícios são fundamentais para nossa cidade, significa que estamos caminhando rumo à universalização do tratamento de esgoto que tanto buscamos”, destaca.

Deixe uma resposta