Atibaia recebe mutirão com atendimento à saúde, educação e sustentabilidade

Atividades educativas e de saúde serão oferecidas à comunidade de Caetetuba e mutirão realizado por voluntários da Novo Nordisk vai revitalizar Cooperativa de Lixo, Escola Municipal e Projeto Curumim.

A comunidade de Caetetuba, em Atibaia, receberá uma série de ações sociais no dia 1o de agosto, que levarão atendimento de saúde e iniciativas educativas e de sustentabilidade à população local. Mais de 360 voluntários formam o mutirão que, além de informação, será responsável pela revitalização de espaços da Cooperativa de Coleta de Lixo São José, da Escola Municipal Therezinha do Menino Jesus Silveira Campo Sirera, do Projeto Curumim e ações de saúde na Praça Antônio Scavone.

A iniciativa é da Novo Nordisk, empresa global de saúde com mais de 95 anos de inovação e liderança no tratamento do diabetes e outras doenças crônicas, que promove anualmente o TakeActionDay, projeto corporativo de voluntariado que convida os funcionários a usarem suas horas de trabalho para atender às necessidades sociais, ambientais e de saúde da sociedade.

Na programação estão previstas atividades simultâneas em quatro locais do bairro:

Cooperativa São José: para ajudar no trabalho dos 110 cooperados (dos quais 90% são mulheres), será realizado um dia de consultoria com a cooperativa referência YouGreen com foco em melhorar processos, aumentar rentabilidade e segurança e promover conversas educativas. Os custos serão arcados pela Novo Nordisk, cujos voluntários ainda atuarão para revitalizar os espaços de convivência da cooperativa. Além disso, uma tenda médica será montada para atender os cooperados com informações sobre prevenção de doenças e cuidados com a saúde da mulher.

Escola Municipal Therezinha do Menino Jesus Silveira Campo Sirera: para fortalecer o conceito de integração com a comunidade, os voluntários vão construir uma horta na escola que posteriormente poderá ser utilizada em aulas sobre sustentabilidade, além de revitalizar a composteira, construir um parquinho com atividades educativas e revitalizar a quadra poliesportiva do colégio. Além disso, a programação ainda trará uma oficina de reaproveitamento de alimentos para os responsáveis dos alunos com uma merendeira e uma chef de cozinha.

Projeto Curumim: os voluntários participarão de atividades com crianças e idosos da comunidade, além de ajudarem na revitalização da horta do projeto e dos espaços em que são realizadas oficinas de reciclagem e o bazar beneficente.

Praça Antônio Scavone: a praça localizada em frente ao Projeto Curumim também receberá uma tenda médica para atendimento à população com orientações de saúde, além de atividades para crianças e a presença do artista Paulinho do Rap, em uma roda de conversa sobre sustentabilidade com jovens da região e uma Oficina de Rap.

Voluntariado e Sustentabilidade

Segundo Moisés Marques, Diretor de Recursos Humanos da Novo Nordisk, as ações do programa de voluntariado vão de encontro à responsabilidade da empresa com as questões sociais e de cidadania. “A Novo Nordisk trabalha incessantemente para transformar as vidas de milhões de pessoas por todo o mundo com tratamentos inovadores e de qualidade. Com o TakeAction esperamos ampliar esse impacto além da medicina, transformando a comunidade através da força dos nossos funcionários deixando um legado físico e ajudando na gestão destes projetos”, explica.

De acordo com ele, o objetivo da companhia também é reforçar o vínculo do funcionário com estas questões, de forma que ele também se envolva em ações voluntárias na região em que vive. A Novo Nordisk ainda dá suporte aos funcionários com dados, ferramentas e orientações para que eles possam engajar e impactar a comunidade e provê uma plataforma de comunicação que possibilita a troca de boas práticas entre todas as afiliadas da empresa no mundo.

Moisés Marques lembra também que o foco em sustentabilidade das ações do TakeActionDay vai de encontro aos objetivos globais da companhia de atuar por uma economia circular. “Em abril deste ano, anunciamos que a Novo Nordisk deve atingir a meta de ter sua produção mundial de medicamentos com 100% de energia renovável até 2020. Esse é um passo importante de uma estratégia global maior de sustentabilidade chamada Circular for Zero”, conta.

O objetivo da Circular for Zero é tornar a Novo Nordisk uma empresa que compensa todo seu impacto ambiental até 2030. A meta foi construída baseada no conceito de economia circular, prevendo medidas para minimizar o consumo e transformar resíduos em recursos, desenvolver produtos que possam ser recuperados e reutilizados, além de colaborar com os fornecedores para incorporar a circularidade em suas cadeias de fornecimento.

 

Serviço:

Onde: Cooperativa de Coleta de Lixo São José, Escola Municipal Therezinha do Menino Jesus Silveira Campo Sirera, Projeto Curumim e Praça Antônio Scavone

Endereço: Praça Antônio Scavone

Quando: 1o de agosto, quinta-feira

Horário: das 09h30 às 15h30

Deixe uma resposta