Apenas 45% dos eleitores de Atibaia já fez a biometria

O procedimento é realizado nos cartórios eleitorais com simplicidade e rapidez. O atendimento pode ser agendado on-line.

Eleitores de Atibaia que ainda não fizeram a biometria obrigatória devem se adiantar para evitar as típicas filas que surgem no fim do prazo. Apenas 45% dos eleitores procurou o cartório eleitoral para realizar o procedimento, o que equivale a 48.383 dos 107.558 eleitores.
A biometria obrigatória está sendo realizada em outros municípios da região. Entre essas cidades estão Bragança Paulista, que cadastrou apenas 50,4%ou 62.970 dos 124.874 eleitores; Nazaré Paulista, que cadastrou 57,2%; Vargem, com 62,5%; Tuiuti, com 70,4%; e Pedra Bela, com 36,5%. Todos os municípios que realizam a coleta biométrica obrigatória podem ser consultados no site do TRE-SP. Os eleitores desses municípios são atendidos nos cartórios eleitorais de Bragança Paulista e Atibaia.
A Justiça Eleitoral paulista ressalta a importância de o eleitor não deixar para a última hora a coleta biométrica. O procedimento é realizado nos cartórios eleitorais com simplicidade e rapidez. O atendimento pode ser agendado on-line.
O prazo final de 19 de dezembro está apertado devido ao universo de eleitores que precisam, ainda, cadastrar as digitais e revisar os dados. De 2015 até 4 de fevereiro de 2019, data de início da obrigatoriedade, foram coletadas as digitais de apenas 39% e 28% do eleitorado de Bragança Paulista e Atibaia.
Quem não fizer o procedimento terá o título cancelado e sofrerá restrições na vida civil.
A biometria reforça a segurança na identificação do eleitor ao votar, uma vez que as impressões digitais de cada um são únicas. Essa tecnologia de identificação é uma das mais seguras e está cada vez mais presente na vida das pessoas por meio de diferentes serviços e locais.
Nas eleições municipais de 2020, os moradores dessas cidades já serão identificados pelas digitais.

Serviço
Documentação necessária para atendimento: documento oficial de identificação original, comprovante de residência recente e o título, caso tenha.
Locais de atendimento:
16ª Zona Eleitoral de Atibaia: Rua José Ignácio, 329, Centro. Horário: das 8h às 18h.
27ª Zona Eleitoral de Bragança Paulista (atende eleitores somente de Bragança): Rua Monsenhor Kholy, 190, Centro. Horário: das 9h às 18h.
298ª Zona Eleitoral de Bragança Paulista (atende eleitores de municípios vizinhos): Rua Santa Madalena, 65, Centro. Horário: das 9h às 18h.

Biometria no país
Nesta terça-feira (23), o número de eleitores que já realizou a biometria no país alcançou 69,57% do eleitorado, ou seja,101.709.041 dos 146.197.619 eleitores.Até o final de 2020, eleitores de 1.686 municípios de 16 estados deverão realizara biometria, de acordo com a lista de localidades que integram a etapa 2019/2020 doPrograma de Identificação Biométrica.
Esta etapa deve alcançar 35 milhões de eleitores nos seguintes estados:Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais,Pará, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, SantaCatarina e São Paulo. Os municípios estão definidos no Provimento nº 7/2019 daCorregedoria-Geral Eleitoral (CGE).
Atualmente, 11 unidades da federação já concluíram o processo decadastramento das digitais, atingindo 100% de identificação digital do eleitorado. Sãoelas: Acre, Alagoas, Amapá, Distrito Federal, Goiás, Paraíba, Piauí, Rio Grande doNorte, Roraima, Sergipe e Tocantins.

Deixe uma resposta