Governo assume compromisso de manter efetivo dos Bombeiros em Atibaia

Em resposta ao deputado Edmir Chedid, governo João Doria se compromete a preservar atual estrutura da corporação.

O governo do Estado assumiu o compromisso de manter a atual estrutura do Corpo de Bombeiros em Atibaia. Não haverá redução do efetivo, nem do número de viaturas da unidade, que também abrange os municípios de Bom Jesus dos Perdões, Jarinu, Joanópolis, Nazaré Paulista e Piracaia.

A informação foi repassada nesta quinta-feira (25) ao deputado estadual Edmir Chedid (DEM) pelo secretário de Desenvolvimento Regional do Estado, Marco Vinholi.

“O Corpo de Bombeiros de Atibaia cumpre um importante papel. Reduzir sua estrutura é inadmissível. Ao contrário, temos que trabalhar para melhorá-la”, disse o deputado.

“Desde que surgiram os primeiros rumores sobre possíveis mudanças na unidade, tenho cobrado explicações do governo dia e noite. O secretário Marco Vinholi se mostrou sensível aos nossos apelos e, com o aval do governador João Doria, nos garantiu que não haverá qualquer mudança na estrutura operacional de Atibaia.”

Nova denominação

Segundo o governo, todas as instalações físicas do Corpo de Bombeiros no Estado, sem exceção, mudarão de nome. A partir de agora, todos os postos, bases e grupamentos passam a se chamar “estações”.

“Conforme nos informou o secretário, isso não muda o atendimento à população, que permanecerá o mesmo”, afirmou Edmir Chedid.

Com relação às vistorias para regularização de edificações, o governo ressaltou que todo o processo já é eletrônico. Acrescentou que, “nos raros atendimentos pessoais”, é feito um agendamento com o interessado pelo sistema Via Fácil (pelo site da corporação).

O capitão Marcos das Neves Palumbo, chefe da Seção de Comunicação Social do Corpo de Bombeiros, explicou que a nova nomenclatura das 264 unidades da corporação espalhadas pelo Estado seguirá um padrão mundial.

“Todas passarão a se chamar estações. Cada uma será identificada por um número, e não mais pelo nome da cidade. Isso é adotado, por exemplo, nos Estados Unidos e na Alemanha”, disse.

“Isso não vai refletir, em nenhum momento, na diminuição da força operacional ou do número de bombeiros. É apenas uma nova nomenclatura”, ressaltou.

Efetivo em Atibaia

Edmir Chedid também recebeu do secretário de Desenvolvimento Regional a garantia de que a baixa de dois homens no efetivo de Atibaia será revista pelo comando do Corpo de Bombeiros.

“Conseguimos sensibilizar o governo, mostrando a importância estratégica desta unidade para a região. Além de populosa, ela fica em um eixo entre duas rodovias com grande fluxo de veículos. Não podemos abrir mão dessa retaguarda.”

Deixe uma resposta