Hospital Universitário São Francisco faz implante de válvula cardíaca, marcando avanço na região

O complexo procedimento é realizado quando há o diagnóstico de estenose valvar aórtica – doença que, quando não tratada cirurgicamente, mata metade dos pacientes em apenas dois anos.

O Hospital Universitário São Francisco foi protagonista de um dia memorável para a cardiologia da região. A instituição realizou, pela primeira vez em sua história, um implante de válvula aórtica via cateterismo, procedimento raramente cumprido longe dos grandes centros urbanos nacionais e internacionais. A intervenção inovadora e altamente avançada ocorreu na tarde de 27 de maio, no departamento de hemodinâmica Van Gogh.
O complexo procedimento é realizado quando há o diagnóstico de estenose valvar aórtica – doença que, quando não tratada cirurgicamente, mata metade dos pacientes em apenas dois anos. Porém, como 1/3 dos pacientes não podem ser submetidos à cirurgia, devido ao alto risco, é necessário recorrer à troca de válvula via cateterismo – um processo minimamente invasivo.
“A troca valvar, neste caso particular, é realizada mediante um procedimento de cateterismo cardíaco com pulsão na artéria femural. E poucos profissionais no Brasil estão aptos a realizar tal implante, tamanha a sua complexidade. Neste contexto, o Dr. José Armando Mangione, médico membro de nossa equipe e responsável pela intervenção concluída brilhantemente, é referência nacional”, detalhou o Dr. Murillo Antunes, chefe do departamento de Cardiologia do Hospital Universitário São Francisco.

DELICADA INTERVENÇÃO
Satisfeito com o êxito da delicada intervenção médica, Dr. Murillo Antunes explicou que, devido à tecnologia necessária para o cumprimento do implante de válvula aórtica, o procedimento, atualmente, é exclusivo dos convênios médicos. Contudo, o cardiologista se mostrou otimista quanto à incorporação do processo – popularmente designado como “TAVI” – à rede do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Por ter salvo a vida de milhares de pacientes com restrições cirúrgicas, o implante de válvula aórtica é um sucesso no âmbito cardiológico mundial. Portanto, o SUS tem avaliado a incorporação do TAVI em seus serviços. Espero que, em pouco tempo, os usuários da rede pública possam ser contemplados com esse procedimento tão essencial”, acrescentou.

Deixe uma resposta