Atibaia vai implantar sistema de protocolo e processos digitais

Comitiva da Prefeitura esteve em Florianópolis, região que é polo de inovação no Brasil, e conheceu sistemas que serão implantados eliminando papéis, digitalizando processos e utilizando a tecnologia para gerar mais economia aos cofres públicos.

Nesta semana passada uma comitiva da Prefeitura da Estância de Atibaia esteve na região Sul do país para conhecer projetos de inovação para o Poder Público Municipal. As agendas foram viabilizadas pela Coordenadoria Especial de Planejamento Estratégico de Atibaia com o objetivo de conhecer projetos tecnológicos para melhorar e agilizar o atendimento da Prefeitura ao cidadão e, consequentemente, desburocratizar o serviço público.

Em Florianópolis, os representantes de Atibaia visitaram a sede da Softplan, uma das maiores empresas de TI do país, para conhecer de perto os mais modernos softwares de gestão pública, que têm como objetivo desburocratizar e agilizar os trâmites internos da administração, eliminar o uso do papel e gerar economia aos cofres públicos, além de promover mais transparência nas demandas apresentadas pela população, por meio da Ouvidoria.

Além disso, a comitiva de Atibaia também conheceu um pouco sobre a história, conceitos e desenvolvimento da “cidade criativa” Pedra Branca, no município de Palhoça. Contando hoje com 13.500 moradores e com projeção para abrigar 40 mil, o empreendimento reúne empresas e residências em um ambiente criado a partir do Novo Urbanismo, que tem como objetivo equilibrar a ocupação urbana e o respeito ambiental, tendo as pessoas como principal foco, minimizando deslocamentos e proporcionando mais qualidade de vida aos seus usuários. A comitiva de Atibaia foi recebida por Marcelo Bonassis, gerente comercial, e João Paulo Gomes Vieira, que é da família dos empreendedores.

O projeto chamado “Masterplan Pedra Branca” foi elaborado com a participação de 11 dos mais renomados escritórios de arquitetura e urbanismo do mundo, com nomes como Jan Gehl, em conjunto com consultores do Brasil, como Jaime Lerner. Baseada em conceitos e práticas inovadoras no planejamento e construção de comunidades sustentáveis, a Pedra Branca foi a primeira no Brasil a ser convidada pela Fundação Clinton a participar do Desenvolvimento do Clima Positivo, que reúne 18 projetos em todo o mundo voltados a reduzir os danos causados por gases de efeito estufa.

Projetos de Inovação

Os conceitos de inovação, modernização e desburocratização dos serviços e de “smart cities” permeiam propostas da Prefeitura para o Plano Diretor de Atibaia, que está passando por um processo de revisão e atualização, sob a coordenação da Coordenadoria de Planejamento Estratégico e Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano.

Na pauta da comitiva também estiveram encontros com o senador Jorginho Mello e com a equipe técnica de Tecnologia da Informação (TI) e da Casa Civil da Prefeitura de Florianópolis.

Deixe uma resposta