Câmara aprova projeto que institui a Campanha de Cuidado da Saúde Mental – “Janeiro Branco”

Os vereadores aprovaram na sessão desta terça-feira, 25 de junho, o projeto que institui a Campanha de Cuidado da Saúde Mental – “Janeiro Branco”, de autoria da vereadora licenciada e atual secretária Municipal de Cultura e Eventos, Roberta Barsotti.

Pela iniciativa, a campanha integrará o Calendário Oficial do Município e será realizada, anualmente, durante todo o mês de janeiro, com a realização de palestras, conferências, rodas de conversa, distribuição de materiais, como cartilhas e folders orientando e esclarecendo dúvidas sobre doenças mentais, entre outras atividades.

Segundo Roberta Barsotti, o objetivo da Campanha Janeiro Branco é conscientizar a população de Atibaia acerca da importância de cuidar da saúde mental, de modo que existam cada vez mais políticas públicas na área. “O passo inicial é chamar atenção para algo que durante muitos anos foi esquecido ou que ainda sofre certa resistência pela sociedade. Não são todos que estão dispostos a compreender e cuidar de sua saúde mental, infelizmente, pois ainda existe muito preconceito acerca do tema. Por isso, a campanha vem chamar atenção das mídias e do Poder Público, tendo como diretriz o cuidado da saúde mental como prevenção de outras doenças”, explicou.

Nas redes sociais, Roberta comentou sobre as estatísticas envolvendo o assunto. “A cada duas pessoas, uma certamente irá desenvolver algum tipo de transtorno de ansiedade em algum momento de sua vida: depressão, síndrome do pânico, procrastinação, baixa autoestima, vícios, insônia, entre outros. E, infelizmente, a cada 4 minutos em média, uma pessoa comete suicídio no Brasil, sendo que o índice entre adolescentes e idosos vem crescendo de maneira assustadora. Por este motivo, se faz urgente que o Poder Público tenha ações preventivas para minimizar as ações de uma saúde mental desequilibrada”, alertou.

Durante a sessão, o vereador Wilson de Vasconcelos Veiga, o Baixinho Barbeiro (DEM), fez a apresentação do projeto e Roberta acompanhou a sessão no plenário da Câmara. “Gostaria de parabenizar a vereadora licenciada e atual secretária de Cultura, Roberta Barsotti, por essa iniciativa e dizer que esse é um dos melhores projetos na área de saúde mental aprovada por essa Câmara”, destacou Baixinho Barbeiro.

Deixe uma resposta