Instituto Garatuja Garatuja oferece oficinas gratuitas nessas férias

Nas férias de julho o Garatuja irá oferecer uma série de atividades gratuitas que incluem oficinas, workshop, curso para formadores, exposição e exibição de filmes. História em Quadrinhos, Gravura e Técnicas Mistas são os destaques. Para estudantes de escolas públicas de 8 a 12 anos serão oferecidas 10 vagas para a Oficina de Técnicas Mistas.
O que chamamos de Técnicas Mistas são procedimentos artísticos que fogem das técnicas tradicionais como o desenho e a pintura. Sua proposta é diversificar o uso de materiais e ferramentas em atividades como incrustação, colagem, raspagem, etc.
O enfoque éa livre expressão da criança com propostas inusitadas e pouco conhecida por eles. Para a Oficina de Gravura serão oferecidas 20 vagas para jovens entre 13 a 18 anos. Gravura são processos que reproduzem a imagem utilizando uma matriz, como a xilogravura, a serigrafia e outros.
Na xilogravura a matriz é a madeira, onde são abertos sulcos para formar o desenho e posteriormente entintá-lo e imprimi-lo sobre papel, como um carimbo. A serigrafia é um pouco mais complexa, sendo bastante utilizado para estampar camisetas, por exemplo. Na área da história em quadrinhos teremos uma Exposição na sede do Garatuja que incluem gibis antigos, artes originais e painéis didáticos. Serão exibidos também filmes temáticos com debates no final, além de um workshop de quadrinhos com o artista Aluísio Cervelle, autor de diversas HQs.
Para quem tem acima de 15 anos e trabalha, ou quer trabalhar, com crianças estão disponíveis dez vagas para o Curso de Formadores em Artes Plásticas. A proposta é disponibilizar aos interessados o processo de trabalho desenvolvido pelo artista Márcio Zago, fundador do Garatuja, relativo ao ensino das artes plásticas para crianças.
São 35 anos de trabalho dedicados à arte e a cultura da infância. No curso, além dos aspectos históricos e teóricos de fundamentação das propostas, incluem atividades práticas com ênfase aos trabalhos que possam ser utilizados em sala de aula do ensino formal. A realização é do Instituto Garatuja e da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo através do Edital PROAC. As inscrições poderão ser feitas na sede do Instituto Garatuja – Rua Esmeraldo Tarquínio, 346 – Jardim Tapajós – Atibaia SP.

Deixe uma resposta