Uso de tecnologia auxilia no combate ao desperdício de papel

Software de gestão reduz o número de impressões em empresa de saneamento da cidade.

Em junho, mês que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, muitas empresas tem apresentado aos seus públicos de relacionamento seus hábitos corporativos que fortalecem a sustentabilidade, como o fim do desperdício de papel, pois de acordo com pesquisa realizada pelo aplicativo Guia de Bolso, de 3 a 8% do orçamento de uma empresa é destinado ao uso de papel. Já os estudos da Water Footprint Network revelaram que no Brasil existe um gasto per capita de 50 quilos de papel por ano – o equivalente a 10.600 folhas A4 por pessoa, um número impressionante e que desencadeia uma série de problemas ambientais.

Pensando nisso, a Atibaia Saneamento, empresa responsável pelo esgotamento sanitário na cidade e que mantém uma parceria público-privada com a SAAE, adotou o uso de uma plataforma de gerenciamento de arquivos e documentos, chamado SoftExpert, onde os colaboradores tem acesso a todos os documentos necessários para o dia a dia de trabalho independente do local onde estão, reduzindo significativamente o número de impressão. De acordo com levantamento realizado pela empresa, até o momento cerca de 5.138 arquivos deixaram de ser impressos desde o início do uso deste software.

Para Eduardo Caldeira, diretor da Atibaia Saneamento, trata-se de um novo modelo de gestão que traz agilidade nos processos, reduz custos por meio da tecnologia e beneficia a natureza evitando o desperdício de papel. “Pequenas atitudes não podem ser ignoradas no que se diz respeito aos cuidados com o meio ambiente. Por isso, desde o início do ano adotamos este novo método de gerenciamento de arquivos para agilizar o andamento das atividades e, consequentemente, fortalecer atitudes sustentáveis na empresa”, ressaltou Caldeira.

Deixe uma resposta