Programa oferece 26 mil vagas para cursos rápidos gratuitos

Inscrições começaram na segunda-feira (3); alunos de Ensino Médio da Secretaria Estadual da Educação são o público-alvo.

Na última segunda-feira (3), a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE) e o Centro Paula Souza (CPS) abriram o período de inscrições para cursos rápidos gratuitos de qualificação profissional do Novotec. O cadastro é gratuito e deve ser feito pela internet.

O programa do Governo do Estado tem o objetivo de oferecer novas oportunidades de profissionalização para jovens e colocar em prática as diretrizes do Novo Ensino Médio. Serão oferecidas 26 mil vagas, em duas modalidades, para o segundo semestre de 2019: Novotec Expresso, em formato presencial, e Novotec Virtual, no modelo de educação a distância (EaD).

CURSOS OFERECIDOS

O público-alvo são alunos de Ensino Médio da Secretaria Estadual da Educação. Os interessados nos cursos do Novotec Expresso devem se inscrever até 16 de junho. Já as inscrições para o Novotec Virtual estarão abertas no período de 24 de junho a 7 de julho.

Os cursos oferecidos pelo Novotec Expresso são Análise de Dados, Arquitetura de Sistemas e Computação em Nuvem, Assistente Administrativo com Excel Aplicado, Auxiliar de Atividades de Laboratório Químico, Auxiliar de Logística, Auxiliar de Recursos Humanos, Criação de Sites e Plataformas Digitais, Edição de Vídeos, Gestão de Pequenos Negócios, Horticultor Orgânico, Jogos Digitais, Montagem e Manutenção de Microcomputadores, Programação Básica para Android, Segurança Cibernética Básica, Técnicas de Vendas e Youtuber. A carga horária é de 200 horas e as aulas serão ministradas em escolas da Secretaria da Educação, Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, espalhadas por 130 municípios.

PRESENCIAL E A DISTÂNCIA

Já os cursos do Novotec Virtual contam com carga horária de 400 horas e utilizam a estrutura de ensino a distância da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), com conteúdo do CPS. Os cursos oferecidos são Assistente de Desenvolvimento de Sistemas e Assistente de Planejamento.

O início das aulas da modalidade presencial está previsto para o dia 1º de agosto e os cursos EaD terão início na semana seguinte. O critério de seleção priorizará a igualdade de gênero nas turmas e estudantes matriculados em escolas que ficam a menos de dois quilômetros do local do curso. Também serão consideradas condições de vulnerabilidade social.

Deixe uma resposta