Artista plástico Paulo Cheida Sans expõe na França

O artista plástico Paulo Cheida Sans, curador do Museu Olho Latino localizado em Atibaia, participa da 7º Fête de L’Estampe, que acontece de 16 a 26 de maio, expondo suas gravuras com mais 140 artistas de vários países no Espace Cuturel Municipal “Saint – Rémi” em Bordeaux, França. O evento é uma homenagem à “Arte da Gravura” e acontece em Centros Culturais em várias cidades da França e Europa.
Paulo Cheida iniciou a sua carreira ainda menino, em meados da década de 60, tendo participado de mais de 500 mostras no Brasil e exterior. Recebeu 41 prêmios em Salões de Artes, sendo três no exterior (Portugal, Estados Unidos e França). Suas obras estão inseridas em importantes acervos de vários países.
O artista expôs pela primeira vez na França na Mostra “Images / Messages D’Amérique Latine”, realizada no Centro Municipal de Paris em 1978. Depois, entre outras participações, recebeu premiação na exposição “Artistes Contemporains” realizada em Nice em 1987. Mais adiante participou da “Triennale Mondiale D’Estampes Petit Format” em Chamalières no ano de 1994.
Para Paulo Cheida é um momento significativo para valorização da gravura como “uma fonte de possibilidades artísticas imprescindível para a formação do artista visual”.
A gravura é uma modalidade artística que oferece várias possibilidades de execução. Nas vertentes das matrizes da gravura são utilizadas desde tábuas de madeira, metal ou pedra, ou impressas em tela de malha fina de seda. Por meio da gravura e de gravadores a memória técnica da história de reprodução de imagem é preservada.
A Mostra Internacional de Gravura acontece até 26 de maio no Espaço Cultural “Saint – Rémi”, localizado à rua Jouannet, 4, em Bordeaux, na França.

Deixe uma resposta