Governo do Estado lança o Programa Inova Educação à rede oficial

O Poder Executivo, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação, lançou nesta segunda-feira (06) o Programa Inova Educação. O modelo pedagógico conectará as escolas à realidade dos estudantes do século 21. Com isso, a partir de 2020, os estudantes ganharão uma aula a mais e aumento na carga horária de 15 minutos/dia.

O programa será ofertado a dois milhões de estudantes matriculados nos anos finais dos ensinos Fundamental e Médio na rede pública estadual. “A expectativa é de que o Programa possa resultar em benefícios não somente aos alunos, mas aos professores da rede estadual”, afirmou Edmir Chedid.

O Inova Educação é inspirado nos resultados positivos de práticas de sucesso já aplicadas há sete anos em 633 unidades públicas estaduais. Além disso, está em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na medida em que reforça as dez Competências Gerais do documento. “Na prática, segundo a Secretaria, responde a uma demanda da comunidade escolar”, completou.

Ao manter o estudante por mais tempo na escola, o governo do Estado de São Paulo quer propiciar experiências educativas que tenham mais sentido para os jovens do século 21. Dessa forma, pretende melhorar a aprendizagem, reduzir o abandono escolar, além de fortalecer o vínculo entre alunos e professores.

Proposta

Os estudantes terão sete aulas diárias de 45 minutos cada uma, em vez de seis como o processo realizado atualmente. “Todas as disciplinas regulares serão mantidas e não haverá exclusão de nenhuma delas. Pelo contrário, os professores terão mais oportunidades para compor sua jornada de trabalho e ainda receberem formação especializada para isso”, explicou o deputado Edmir Chedid.

O modelo da Secretaria de Estado da Educação vai exigir um aumento da carga horária de 15 minutos por dia. Quando estiver em vigor, os estudantes do período matutino passam a sair da escola às 12h35 – não mais às 12h20. No período vespertino, a saída passará a ser às 18h35 – atualmente é às 18h20.

Neste projeto pedagógico os estudantes ganharão duas aulas por semana de uma atividade chamada “Projeto de Vida”, mais duas aulas do componente Eletivas e uma de Tecnologia. Os professores da rede pública estadual interessados em lecionar nesta proposta pedagógica poderão se inscrever em um processo seletivo que será conduzido diretamente pelos diretores das unidades de ensino.

Deixe uma resposta