Escadão recebeu melhorias há dois anos, mas é constantemente vandalizado

Passados dois anos, entretanto, o local ganhou pichações e, pior, continuou perigoso. Pedestres se queixam da insegurança.

Em 2017, a Prefeitura concluiu as obras de revitalização de um dos cartões-postais de Atibaia, o “Escadão”, que ficou realmente mais bonito, iluminado e com melhor acessibilidade. Passados dois anos, entretanto, o local ganhou pichações e, pior, continuou perigoso. Pedestres se queixam da sujeira deixada pelos usuários, da insegurança já que frequentemente jovem são visto fazendo uso de drogas no local sem se preocuparem com quem passa.
A Prefeitura faz a repintura das paredes, mas os vândalos não se cansam de sujá-las. Localizado na Rua Voluntários de Mil Novecentos e Trinta e Dois, o “Escadão” é famoso por reunir painéis artísticos com as estações da Via Sacra (representação de Cristo a caminho do Calvário), e por oferecer aos pedestres uma via alternativa de ligação do Centro à região da Estância.
No local, foi feita a manutenção da escada existente e a criação de novos trechos de escadas, com implantação de corrimão, patamares e degraus compatíveis com as normas brasileiras de acessibilidade. Também houve instalação de postes de iluminação e balizadores (luminárias embutidas) ao longo de todo o trajeto.

O projeto ainda contemplou melhorias no sistema de drenagem e tratamento paisagístico com plantio de arbustos e forrações. As obras de revitalização contaram com investimentos da Casa Civil (Governo Estadual) e com recursos próprios da Prefeitura. O Turismo projetou roteiro religioso incluindo o Escadão.
A solução pode ser um novo esquema de segurança para o local, com planejamento pela Pasta do setor.

Deixe uma resposta