Centro Dia do Idoso lança sistema self-service para usuários

No Centro Dia do Idoso – CDI de Atibaia  o Dia das Mães foi lembrada com um motivo a mais para comemoração: os usuários desse serviço da Prefeitura agora têm a sua disposição um sistema self-service no almoço com o objetivo de oferecer maior autonomia aos idosos atendidos. O evento de celebração pelo Dia das Mães do CDI também contou com tarde da beleza, música e muita alegria.
O Centro Dia do Idoso “Agenor Pedroso de Souza”, inaugurado em junho de 2018, foi responsável por ampliar a oferta de políticas públicas voltadas à terceira idade em Atibaia. O espaço é destinado ao acolhimento diário de até 40 idosos, com idade igual ou superior a 60 anos, em situação de vulnerabilidade social e semidependentes.
Os atendidos recebem alimentação balanceada, em quatro refeições, cuidados e atividades assistenciais ao longo do dia – enquanto seus familiares estão no trabalho e não podem, portanto, atendê-los. Além de medidas para a manutenção da capacidade funcional, estimulação e treino cognitivo, entre as ações oferecidas no CDI estão atividades físicas, como pilates adaptado, e de cultura e lazer, como artesanato, artes plásticas, teatro, contação de histórias e dança sênior. No espaço estão disponíveis banheiros especialmente adaptados, área de descanso, sala de convivência e enfermaria.
Segundo a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Atibaia, para frequentar o CDI – localizado na Rua Chuva de Ouro, s/nº, Nova Atibaia/Jardim Cerejeiras – o idoso deve estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico). O acesso ao serviço se dá por meio das unidades do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS da cidade, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, por demanda espontânea da família/comunidade, por busca ativa e por encaminhamento dos demais serviços socioassistenciais.
Os critérios estabelecidos para ingresso no serviço são: vulnerabilidade e fragilidade social; graus de dependência I e II, conforme avaliação de profissional técnico da Rede Pública de Saúde; e familiares que comprovem trabalhar ou estudar. Em caso de empate na vaga, a prioridade será do idoso de mais de 80 anos e inscrição no CadÚnico.

Deixe uma resposta