A GALINHA E O OVO

–Foi a galinha, professor – respondeu a menininha.
Por que você acha que foi a galinha? –perguntei.
–É que ela veio do dinossauro – respondeu ela.
Todo mundo que estava ali, ouvindo a palestra, que eu estava fazendo para aquelas crianças, riu da frase daquela bonitinha garota loira. Mas a resposta dela tinha uma certa lógica.
No momento em que ela dera aquela resposta eu estava falandoa respeito do livro Bichos DiversosemVersos, de minha autoria, para um grupo de crianças, ali no Largo da Matriz de Atibaia, minha cidade natal, onde eu fora para participar daquele evento..Nesse local estava sendo realizada a Feira de Livros de Atibaia, promovida pela Secretaria da Cultura e Eventos da Prefeitura da  minha cidade natal e  eu fiz questão de levar alguns exemplares desse meu livro para expô-los, nos estandes de obras escritas por autores atibaienses, e vendê-los.Seguindo sugestão de uma professora que, atuava  nesse evento,decidi tambémproferir aquela palestra, para crianças ali presentes,  a respeito do livro por mim escrito. Aquelascrianças, mais ou menos umas trinta, eram da FAAT- Faculdades Atibaia e foram ali conduzidas para participarem daquele tão importante evento para a cultura de Atibaia, realizado alguns anos atrás.´Quando eu estava falando a respeito da galinha,que era um dos capítulos de meu livrinho, foi que tive a ideia de fazer esta polêmica pergunta para aquelas crianças: quem nasceu primeiro, a galinha ou o ovo?
Quando perguntei quem sabia responder minha pergunta, aquelagarotinha loira imediatamente respondeu, apresentando inclusive uma justificativa
Nesse momento fiquei muito surpreso com a resposta da menininha. Geralmente crianças dessa idade, uns oito ou nove ou dez anos, não têm aindao necessário discernimento para responder com aqueladesenvoltura uma pergunta como aquela. Provavelmente ela ouvira aquela resposta de algum adulto, um professor, um de seus pais ou mesmo de alguma outra criança de idade maior.
Foi a participação dessa garota, durante a minha palestra,que me deu inspiração para lavrar um poema.
Aliás,quando fico muito inspirado, escrevo uma poesiaem dez ou quinze minutos.Foi o que aconteceu com estepoema,  transcrito abaixo, que tem o mesmo título deste meu artigo.

O OVO E A GALINHA

Quem veio primeiro,
a galinha ou o ovo?
Já vieram me fazer essa

Fiz essa perguntaa um filósofo
e até a um cientista
Ninguém é capaz de provar
o que responde,
por mais que euinsista.

Quero agoraesquecer
essa pergunta.
Que me importa
quem nasceu primeiro,
digo agora eu,
sem querer ser grosseiro.

O que interessa
é que tanto o ovo
quanto a galinha
são muito importantes
porque a galinha
é que bota o ovo,
e este nunca pode faltar
numa cozinha.

Deixe uma resposta