Novo espaço do Centro de Assistência Psicossocial – CAPS é inaugurado

Mais de 700 pacientes e familiares já passaram pela nova unidade.

No último dia 22 aconteceu a inauguração das novas instalações do Centro de Assistência Psicossocial da Prefeitura da Estância de Atibaia. Autoridades, funcionários, profissionais da saúde e demais áreas, pacientes, familiares e comunidade em geral estiveram reunidos para conhecer e celebrar o novo espaço do CAPS. A localização, em área central da cidade, facilita o acesso para os mais de 700 pacientes e familiares atendidos.

O novo espaço possibilitou a ampliação da equipe multiprofissional, que hoje atende com 17 profissionais, composta por psiquiatras, psicólogos, assistente social, farmacêutica, terapeuta ocupacional, enfermeiros, técnicos de enfermagem, recepcionistas, motorista e agente de limpeza.

O CAPS possui uma estrutura de atendimento e suporte muito bem desenvolvida para a atenção, tratamento e acolhimento dos pacientes e seus familiares, que dispõem de serviços como: consulta médica, atendimento de equipe multidisciplinar, apoio aos pacientes da Residência Terapêutica, atividades de terapia ocupacional, reuniões em grupo, fornecimento de medicamentos, cursos para inclusão digital.

Os usuários do CAPS são pessoas acometidas de transtornos mentais graves, tendo como principais diagnósticos a esquizofrenia, transtorno afetivo bipolar, de personalidade e depressão. O serviço disponibiliza muito mais que atendimento médico e, conforme a necessidade, os pacientes contam com alimentação e são convidados a passarem o dia na unidade em atividades de acolhimento e convivência, terapia ocupacional, psicologia, participando de passeios e com encaminhamentos para todos os serviços da rede de saúde e assistencial, tendo garantido os seus direitos.

Para o Prefeito da Estância de Atibaia, Saulo Pedroso de Souza, o CAPS é a oportunidade de retorno dos pacientes ao convívio social, a melhora da autoestima, a reinclusão no mercado de trabalho e a redução do índice de internação psiquiátrica. “Também propicia ao paciente com transtorno psiquiátrico, o resgate da dignidade de conviver em sociedade”, ressalta Saulo.

Embora a maioria dos pacientes seja encaminhada pela rede de atenção básica, o CAPS é aberto a toda população nos casos de procura direta. O CAPS Alvinópolis fica na rua Brasil, 1.020 – Atibaia Jardim. O telefone para contato é o 4411-1853.

Deixe uma resposta