1º Encontro de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Atibaia

Evento aconteceu na quinta-feira (30), no auditório do Centro Integrado de Educação Municipal – CIEM.

Diante da necessidade e da importância da gestão democrática para uma educação pública de qualidade, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, e o Conselho Municipal de Educação organizaram o 1º Encontro de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Atibaia. O evento, realizado nesta quinta-feira (30), no auditório do Centro Integrado de Educação Municipal – CIEM, priorizou, neste primeiro momento, o fortalecimento dos conselhos escolares no que diz respeito ao papel exercido por eles nas escolas.

O principal objetivo da iniciativa foi motivar e despertar, nos conselheiros escolares e gestores, a vontade de participar e atuar com responsabilidade nas ações oferecidas nas escolas, apoiando, valorizando e promovendo a aprendizagem dos alunos.

Vale lembrar que em sua Meta 19 o Plano Nacional de Educação, aprovado sob a Lei nº 13.005/14, estabelece como uma das estratégias “estimular a constituição e o fortalecimento de conselhos escolares e conselhos municipais de educação, como instrumentos de participação e fiscalização na gestão escolar e educacional, inclusive por meio de programas de formação de conselheiros, assegurando-se condições de funcionamento autônomo”. O Plano Municipal de Educação de Atibaia, aprovado pela Lei nº 4.381/15, também reforça tal estratégia.

A programação do encontro contou com apresentação Cultural do grupo de violão do Espaço Crescer, abertura, palestra formativa “Os conselhos escolares como uma das principais estratégias de democratização da escola” e dinâmica “Compartilhando experiências nas diferentes etapas de ensino”.

Além da formação presencial oferecida no encontro, cada escola recebeu material de apoio para aprofundar os estudos junto aos demais conselheiros nas escolas.

Deixe uma resposta