Ação entre Prefeitura de Atibaia e USF ofereceu serviços gratuitos à população

A Prefeitura da Estância de Atibaia e a Universidade São Francisco (USF) realizaram no Posto de Saúde do Jardim Imperial, um evento conjunto na área da saúde com oferta de atendimentos e serviços gratuitos à população.

O “USF em Ação – Se liga na Saúde” foi voltado a toda a família e contou com orientações de saúde, financeiras e jurídicas. Todas as atividades foram gratuitas e desenvolvidas por docentes e estudantes dos cursos do campus de Bragança Paulista e por profissionais da Saúde de Atibaia.

O objetivo principal do evento, realizado em parceria com a Prefeitura da Estância de Atibaia, por meio da Secretaria de Saúde, foi promover a conscientização da prática social na comunidade, estimulando o desenvolvimento humano dos universitários e reforçando a importância da manutenção de uma vida ativa e saudável.

“O USF em Ação é um evento de ação social, de extensão, que agrega docentes e alunos dos cursos de graduação do campus de Bragança Paulista para atuação em atividades de promoção e prevenção à saúde e cidadania da população em geral. Nesta edição atuamos em Atibaia, que é nossa parceira no Coapes – Contratos Organizativos de Ação Pública Ensino-Saúde”, ressaltou a diretora do Campus de Bragança Paulista da USF, Patrícia Teixeira Costa, no decorrer do evento.

“Estamos com todos os cursos do campus de Bragança Paulista: medicina, biomedicina, farmácia, fisioterapia, enfermagem, odontologia, nutrição, administração, ciências contábeis, direito, pedagogia, arquitetura e todas as engenharias. Os alunos vêm para a comunidade oferecer uma ação de cidadania, com orientações para a população”, disse Junia Silva, coordenadora de eventos da USF, durante as atividades.

Para a Secretaria de Saúde de Atibaia, o evento garantiu benefícios para todas as partes envolvidas, já que os munícipes acessaram serviços gratuitos na área por meio dos atendimentos prestados e ainda houve colaboração na formação dos profissionais participantes, que tiveram a oportunidade de se aproximar dos pacientes, criar vínculos e visualizar a sua importância perante a população. Além disso, a Pasta lembra que, em um futuro próximo, os alunos podem vir a ser profissionais na própria Rede de Saúde de Atibaia.

Deixe uma resposta