Cidade das Flores: mais de 50 mil mudas enfeitam jardins e praças de Atibaia

Embora estejam sendo experimentadas outras plantas, a Sunpatiens ainda é a flor símbolo do Programa Atibaia Florida, por sua duração, resistência e colorido variado.

Transitar por Atibaia tem sido muito mais alegre e prazeroso. É impossível não reparar no colorido intenso e variado que se destaca nos canteiros, ruas e praças da cidade desde o início do Programa Atibaia Florida, no final de 2017. Ao longo de quase um ano e meio, a cidade recebeu no seu ajardinamento mais de 50 mil mudas de flores e plantas, reafirmando Atibaia como “Cidade das Flores”.
O programa tem por objetivo o embelezamento da cidade, além de manter as áreas que receberam plantio, a ampliação do número de locais floridos aumentou em cerca de 20% nos primeiros quatro meses de 2019. Foram mais de 12 mil mudas colorindo novas ruas, avenidas, praças, rotatórias e canteiros da cidade. Embora estejam sendo experimentadas outras plantas, a Sunpatiens ainda é a flor símbolo do Programa Atibaia Florida, por sua duração, resistência e colorido variado. Também estão sendo usadas nos novos plantios, grama amendoim e folhagens ornamentais.
As plantas do Programa Atibaia Florida são cultivadas no Viveiro Municipal, que também produz mudas de árvores nativas, mudas de verduras, grama amendoim, folhagens ornamentais e mudas de morangos. São 24 postos de trabalho gerados pelo programa em parceria com uma OSC.


Para a Secretaria de Agricultura do Município, a população de Atibaia tem sido uma ótima parceira neste processo de embelezamento coletivo, cada vez mais os munícipes estão se conscientizando a respeito da preservação e cuidados das plantas. As parcerias com as empresas locais que “abraçam” a responsabilidade de rega para seu estabelecimento comercial, são fundamentais para o sucesso do programa, pois custeiam o sistema de irrigação dos canteiros de flores nas praças, enquanto a Prefeitura arca com os custos da água, plantio e manutenção. A participação dos munícipes que atuam denunciando descasos ou atos de vandalismo também tem garantido a preservação dos jardins.
Ainda, conforme a Secretaria, a ampliação do programa Atibaia Florida já está em estudo, demonstrando que uma cidade florida e ajardinada repercute o cuidado e zelo com o meio ambiente e com as pessoas que nela vivem.

Deixe uma resposta