Importante exposição no MASP

Está aberta desde o dia 6 de março, no Masp – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, o trabalho  de uma  das mais admiradas artistas plásticas do Brasil.  Estamos nos referindo a Tarsila do Amaral (1886-1973), pintora modernista brasileira. Estão expostas no Masp até 28/07 importante mostra  com cerca de 120 obras de Tarsila, entre as  quais a famosa tela Abaporu (1928),  um dos maiores destaques da exposição, que foi emprestado pelo Museo de Arte Latinoamericano. O título dessa tela é escrito em tupi-guarani e significa homem que come gente (antropófago ou canibal ou canibal). Decompondo essa palavra temos: aba=gente; por = homem; u= comer.Abaporu é a obra brasileira mais valorizada no mercado mundial das artes custando cerca de 40 milhões de dólares.

Essa tela é uma pintura a óleo que foi dada da presente ao marido de Tarsila, na época, o escritor  modernista brasileiro Oswald de Andrad O nome dessa obra foi atribuída a ele e ao escritor Raul Bopp.

Outros trabalhos  da notável pintora expoxtos no Masp são  Antropofagia (1929) e Operários (1955)

.Nessa exposição estão também uma série de trabalhos de Tarsilaque evitam uma visão otimista do país, como nestas três telas:  Segunda Classe, Operários, Trabalhadores.

Várias obras de Tardsila do Amaral estão fora do Brasil, como é o caso de Abaporu. Então esta é uma rara oportunidade  para ver a obra quase completa de Tarsila.

Convido os meus caros leitores que moram em Atibaia para dar um passeio a São Paulo, ir até a Avenida Paulista e ver essa magnífica exposição.

Deixe uma resposta