Gripe Influenza: Atibaia já tem 7 casos notificados da doença

A Gripe Influenza é uma doença que ocorre durante todo o ano, mas com maior frequência no outono e inverno, quando caem as temperaturas. Atibaia já vacinou mais de 2 mil pessoas.

Atibaia deu início à campanha de vacinação contra a Gripe Influenza no último dia 10 de abril e, desde então, mais de duas mil doses já foram aplicadas na cidade nesta primeira etapa da ação. Para receber a vacina a população deve se dirigir aos postos de saúde do município com sala de vacina. Além disso, é fundamental a apresentação da carteira de vacinação.
No dia 4 de maio acontecerá, em todo o país, o “Dia D” da 21ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe Influenza. Em Atibaia, a atividade será realizada das 8h às 17h, também nas unidades de saúde do município com sala de vacina. A meta da campanha em Atibaia é vacinar, até 31 de maio, 30 mil pessoas pertencentes aos grupos prioritários.
A definição dos momentos de vacinação e desses grupos prioritários é do Ministério da Saúde, que também estipula as dosagens: 0,25 ml até três anos de idade e 0,5 ml a partir de três anos. Nesta primeira fase da campanha estão sendo atendidos os grupos com maior risco: crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto).
A partir do dia 22 de abril e até 31 de maio serão vacinados os demais grupos prioritários (incluindo os anteriores): pessoas com 60 anos ou mais; professores de escolas públicas e privadas; trabalhadores de saúde; pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas (cardíacas, renais, hepáticas, diabetes, neurológicas, obesidade, imunodepressão, transplantados e com doenças genéticas); indígenas; população em restrição de liberdade, incluindo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; e funcionários do sistema prisional (SAP e outros).

Boletim Gripe Influenza e Dengue até 17/04
O Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde informa as notificações de Gripe Influenza e Dengue registradas em Atibaia de 1º de janeiro a 17 de abril; doses de vacina contra gripe aplicadas desde o início da campanha; e imóveis inspecionados na campanha contra dengue nesta semana.

Gripe Influenza
Vacinação (10 a 17/04) – 1º grupo prioritário

7 casos notificados
4 Atibaia (1 descartado e 3 em investigação)
2 Mairiporã (2 descartados)
1 Bom Jesus dos Perdões (1 descartado)

Dengue
Ações (11 a 17/04)
1.871 imóveis visitados

Notificações (1/01 a 17/04)
134 casos notificados
39 confirmados (23 laboratorial e 16 clínico epidemiológico)
35 descartados (31 laboratorial e 4 clínico epidemiológico)
60 em investigação

Crianças
População: 9.676
Aplicados: 2.243
Cobertura: 23,18%
Gestantes
População: 1.546
Aplicados: 479
Cobertura: 30,98%

Puérperas
População: 254
Aplicados: 90
Cobertura: 35,43%

Total
População: 11.476
Aplicados: 2.812
Cobertura: 24,5%

 

Gripe Influenza
A Gripe Influenza é uma doença que ocorre durante todo o ano, mas com maior frequência no outono e inverno, quando caem as temperaturas, principalmente nas regiões sul e sudeste do País. Algumas pessoas, como idosos, crianças, gestantes e pessoas que já convivem com condições crônicas importantes, como doenças do coração, do pulmão, renais, imunodeficiências, possuem maior risco de desenvolver complicações devido à Gripe Influenza. Dessa forma, a melhor maneira de se prevenir contra a doença é se vacinar.
Além da vacinação, é realizada vigilância da doença no Brasil por meio da investigação laboratorial da Síndrome Gripal em unidades sentinelas e da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Recomendações
É fundamental difundir as medidas preventivas contra a transmissão do vírus da Gripe Influenza (etiqueta respiratória e lavagem das mãos), assim como busca de atendimento médico em caso de sinais e sintomas compatíveis, para que seja feito o diagnóstico precoce e início do tratamento com o medicamento Oseltamivir, nos casos de síndrome gripal em pessoas de risco e síndrome respiratória aguda grave e nos pacientes internados com suporte ventilatório.

Síndrome Gripal
Indivíduo que apresente febre de início súbito, mesmo que referida, acompanhada de tosse ou dor de garganta e pelo menos um dos seguintes sintomas: cefaleia, mialgia ou artralgia, na ausência de outro diagnóstico específico. Em crianças com menos de dois anos de idade, considera-se também como caso de síndrome gripal: febre de início súbito (mesmo que referida) e sintomas respiratórios (tosse, coriza e obstrução nasal), na ausência de outro diagnóstico específico.

Síndrome Respiratória
Aguda Grave
Indivíduo de qualquer idade, com síndrome gripal, que apresente falta de ar e/ou os seguintes sinais de gravidade: queda do nível de oxigênio no sangue, desconforto respiratório ou aumento da frequência respiratória, piora nas condições clínicas de doença de base e queda da pressão arterial; ou qualquer indivíduo com insuficiência respiratória grave na época de ocorrência de Gripe Influenza.

Deixe uma resposta