Estado analisa reivindicações de Atibaia e mais sete municípios

As reivindicações foram discutidas numa reunião com o secretário executivo de Desenvolvimento Regional, Rubens Emil Cury.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional iniciou nesta terça-feira (09) a segunda etapa da análise das reivindicações de municípios referentes à liberação de investimentos para a ampliação de programas e melhoria da infraestrutura urbana; cada um dos municípios indicados pelo deputado Edmir Chedid (DEM) defendeu investimentos para duas obras emergenciais.

As reivindicações foram discutidas numa reunião com o secretário executivo de Desenvolvimento Regional, Rubens Emil Cury, promovida na sede da Pasta, no Palácio dos Bandeirantes – sede do Poder Executivo –, na zona sul da capital. Na ocasião, o governo estadual também tratou sobre as prioridades da Pasta a fim de garantir recursos financeiros para um número cada vez maior de municípios.
A reunião contou com a participação de prefeitos e vereadores de Atibaia, Hortolândia, Socorro e Vargem (Região Administrativa de Campinas); de Cachoeira Paulista (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte); além de Itapetininga, Piedade e São Manuel (Região Administrativa de Sorocaba).
“Os municípios entenderam que a Secretaria possui papel estratégico para as ações do governo. Sua criação, no início deste ano, buscou facilitar a relação dos municípios com o governo estadual. Para tanto, a Pasta possui atuação intersetorial, organizando o fluxo de demandas dos municípios, desde obras de infraestrutura urbana até demandas nas diversas áreas, como as apresentadas hoje”, disse.
Edmir Chedid explicou ainda que cada um destes oito municípios atendidos elaborou dois ofícios que compravam a importância do apoio do governo estadual à viabilização de obras e serviços, assim como para o pagamento de despesas que oneram as prefeituras; os ofícios foram elaborados a partir de estudos técnicos.
Juntos, os municípios defendem a liberação de R$ 9 milhões para a manutenção e consequente continuidade de programas e projetos já implantados em benefício da comunidade, como os de recuperação de vias públicas e de compra de material para as áreas da educação e saúde. “A expectativa é de que cada município possa receber, ainda neste semestre, R$ 900 mil do Estado”, completou.
Na semana passada, o parlamentar já havia apresentado à Secretaria a reivindicação de 11 municípios que integram o Circuito das Águas e a Região Bragantina. “As duas reuniões foram muito importantes aos gestores municipais, que, além de suas demandas, também puderam conhecer os programas e projetos que estão sendo desenvolvidos pela Secretaria de Estado”, finalizou Edmir Chedid.
Representantes
A reunião contou com a participação dos prefeitos de Atibaia, Saulo Pedroso; Cachoeira Paulista, Edson Mota; Hortolândia, Ângelo Perugini; de Itapetininga, Simone Aparecida Curraladas dos Santos; de Piedade, Álvaro Francisco Figueiredo Júnior (Júnior JK, em exercício); de São Manuel, Ricardo Salaro Neto; de Socorro, André Bozola; e de Vargem, Silas Marques da Rosa.
Os assessores que representam Edmir Chedid nos municípios – Diego Cleberton, Guilherme Gorski, Hugo Berti, Luciano Antonacci, Manoel Júlio da Costa (Mané do Esporte), Nelson Koki e Paulo Freitas –, que participaram da reunião, serão os responsáveis pelo acompanhamento das solicitações e pela intermediação acerca do envio de documentos entre prefeituras e governo do Estado.

Deixe uma resposta