Programa de doação de aparelhos auditivos é realidade em Atibaia

Programa Ouvir Mais já atendeu 165 pessoas gratuitamente em sete meses.

Lançado em setembro de 2018 pela Prefeitura da Estância de Atibaia em convênio com a Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem – ATEAL, o Programa Ouvir Mais entregou, em sete meses de parceria, cerca de 320 unidades de aparelhos auditivos personalizados. Nesta primeira etapa do programa foi investido 800 mil reais de recursos próprios da Administração Municipal, para atender os primeiros 480 inscritos no Ouvir Mais, que tem por meta zerar o déficit dos mais de 860 deficientes auditivos que necessitam de aparelhos.

Nestes sete meses já foram realizados 320 atendimentos, dos quais 165 pessoas já estão fazendo uso de aparelho auditivo – sendo que a quase totalidade dos pacientes necessitam de um aparelho por ouvido. São 155 pacientes em processo de consultas e atendimentos na sede da ATEAL, na cidade de Jundiaí, para a confecção dos aparelhos personalizados. O atendimento individual permite uma avaliação minuciosa das necessidades de cada paciente e a confecção do equipamento a partir das medidas específicas de cada indivíduo.

A Secretaria de Saúde de Atibaia realiza contato com os pacientes após a inserção dos aparelhos para monitorar a adaptação e satisfação de cada integrante do Programa. Conforme levantamento da própria Secretaria, a taxa de satisfação dos pacientes é de 99%, o um por cento fica por conta da adaptação com encaixe e volume, problemas que são sanados com o ajuste do aparelho.

Com a finalização dos 480 atendimentos marcados para esta primeira etapa, que encerra no mês de agosto deste ano, a Prefeitura Municipal e Secretaria de Saúde de Atibaia já estão trabalhando para o aditamento do convênio visando atender os demais deficientes auditivos cadastrados no município e as novas demandas que vão surgindo.

Deixe uma resposta