Homenagem: Atibaia passa a ter nome de rua em Portugal

Em Portugal, a iniciativa da homenagem a Atibaia se deveu a José Macedo, português que aqui viveu por muitos anos.

No distrito de Aveiro, região central de Portugal, a Câmara do Concelho de Sever do Vouga recentemente deu o nome de Atibaia a uma de suas ruas. Sever do Vouga é o local de nascimento de Aniceto e Arthur Tavares Rodrigues (pai do médico atibaiano Dr. Wilson Rodrigues de Freitas). Eles se estabeleceram em Atibaia no início do século passado e aqui homenagearam sua terra natal dando o nome de Sever do Vouga a uma rua do Loteamento Recreio Estoril.
Em Portugal, a iniciativa da homenagem a Atibaia se deveu a José Macedo, português que aqui viveu por muitos anos. Ao retornar a sua terra, ele se empenhou em retribuir aquela homenagem. Assim, Atibaia ganhou lá, na terrinha, uma rua com seu nome, que estreita ainda mais os laços entre os dois povos. E com placa e tudo!
A informação é de que a rua Sever do Vouga foi batizada no loteamento Estoril. Não existe um projeto de denominação na Câmara. O nome foi incorporado e entrou para a história do Estoril, um nome também português. A pequena Estoril é a “riviera” lusitana, com praias, hotéis luxuosos, ótimos restaurantes e outros tesouros, além de uma história rica e interessante.
Sever do Vouga é uma vila portuguesa com cerca de 2.700 habitantes. Segundo a Wikipédia, é sede de município com 129,88 km² de área e 12.356 habitantes (2011), subdividido em 7 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Vale de Cambra, a leste por Oliveira de Frades, a sul por Águeda e a oeste por Albergaria-a-Velha e por Oliveira de Azeméis.
Fica situada a cerca de 30 km a este de Aveiro, 70 km a sul do Porto, 70 km a norte de Coimbra e 60 km a oeste de Viseu. O concelho, para além da sua sede, ainda inclui mais duas vilas – Couto de Esteves e Silva Escura.

Deixe uma resposta