5ª Conferência Municipal de Saúde reúne população e gestores para discussão de políticas na área

Compartilhe!

Encontro promoveu reflexão sobre a organização dos serviços de saúde em Atibaia.

A participação popular como ferramenta democrática fundamental para o planejamento e a construção de ações na área de Saúde – essa foi a proposta da 5ª Conferência Municipal de Saúde, evento da Prefeitura da Estância de Atibaia e do Conselho Municipal de Saúde realizado nesta sexta-feira (12).

O encontro aconteceu no Atibaia Residence Hotel e Resort e teve como tema central “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”.

Na abertura oficial foi feita a composição da mesa de trabalhos, que contou com o prefeito em exercício, Emil Ono; a secretária de Saúde, Maria Amélia Sakamiti Roda; o vereador Marcos de Oliveira, representando a Câmara Municipal; e o vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Aryoswaldo Bonini Júnior. Também estiveram presentes no evento secretários, coordenadores e funcionários da Prefeitura, além de profissionais da área de saúde e munícipes.

O prefeito em exercício destacou a importância dos investimentos da Prefeitura. “Neste ano, pela primeira vez o orçamento da Saúde é o maior entre as pastas da Administração Municipal. Temos investido pesado para que nossa população possa ter um serviço com ainda mais qualidade”, afirmou Emil Ono.

Após a abertura oficial da conferência, o público presente pôde assistir à apresentação “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”, com a Dra. Rosa Maria Dias Nakazaki, médica Sanitarista e diretora da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Coordenadoria de Vigilância em Saúde – COVISA, da Prefeitura do Município de São Paulo.

Em seguida, aconteceu a apresentação “O SUS em Atibaia – Avanços e Desafios”, com a secretária de Saúde de Atibaia, Maria Amélia Sakamiti Roda, enfermeira Sanitarista e pós-graduada em Auditoria dos Serviços de Saúde.

Durante a conferência também foram abordadas as ações realizadas pelo setor, com avaliação da efetividade das propostas aprovadas nas conferências anteriores e evolução do acesso e da qualidade da atenção à saúde no município nos últimos anos. Também houve formação de grupos para discussões por subtemas e plenária final, com assembleia para discussão e aprovação do relatório final da conferência, além de eleição dos delegados para a etapa regional da 8ª Conferência Estadual de Saúde.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a 5ª Conferência Municipal de Saúde teve como objetivo reunir a população, trabalhadores, prestadores de serviço e gestores da área em uma reflexão sobre a organização dos serviços de saúde em Atibaia, além de discutir e aprovar propostas para a Política de Saúde local e regional e atualização do Plano Municipal de Saúde.

Deixe uma resposta