UM GRANDE CINEASTA

Vamos tratar esta semana,  em nossa coluna, meus caros leitores, de cinema. Mais especificamente  de um grande cineasta. Trata-se de Domingos Oliveira que, infelizmente faleceu, aos oitenta e dois anos,  no último sábado, 23 de março.

Além de cineasta, Domingos Oliveira foi ator,, dramaturgo, roteirista e poeta.

Ele estava trabalhando em seu computador, no apartamento onde morava, no bairro do Leblon,no Rio de Janeiro onde residia, e de repente sentiu-se mal.  Foi levado para  um hospital numa ambulância, mas não resistiu. Nem chegou a ser internado.

Domingos Oliveira também trabalhou como assistente de direção de Joaquim Pedro de Andrade nos filmes Manuel Bandeira, o Poeta do Castelo e Couro de Gato

Seu primeiro longa metragem foide 1966.Todas as Mulheres do Mundo em que estreou como diretor. Antes só fizera assistência de direção com um outro grande cineasta:  Joaquim Pedro de Andrade.Nessa  época  ele  já tinha se separado da notável   atriz Leila Diniz. Fez esse filme também numa tentativa de reencontrá-la. Depois produziu mais de vinte peças e muitos filmes.

A produção do filme Todas as Mulheres do Mundorendeu-lhe grande sucesso.  Teve a colaboração de atores e outros participantes  que fizeram empréstimos bancários para comprar  cotas de produção.O filme é uma comédia de costumes sobre as aventuras de um rapaz (Paulo José) que paquera as belas mulheres das praias cariocas. Completamente diferente das películas  da época, o filme mostra uma noiva forma de amar e uma nova mulher.

Domingos  Oliveira ficou muito tempo sem rever esse filme, principalmente após a morte da atriz Leila Diniz, em 1972, em um acidente de avião.

Ele continuou fazendo filmes até 1978, quando

Produziu Vida, Vida, que foi um fracasso.  As dificuldades deprodução, porém,  o desanimaram. Decidiu então se dedicar a outras formzas artísticas, principalmente o teatro..

Seu retorno ao cinema acomteceu em 1998 com o filme Amores. Essa volta foi possível graças  ao barateamento dos custos e aos avanços tecnológicos.

Deixe uma resposta