Sessão solene da mulher começou com música e reuniu depoimentos emocionantes

As homenageadas receberam diploma, brasão do município e flores.

A Câmara de Atibaia realizou na quarta-feira, 13 de março, a sessão solene que comemora o Dia Internacional da Mulher. Este evento integra a programação do Mês da Mulher no Legislativo, que foi iniciada com a exposição Arte Sã, do Clube Atibaiense de Fotografia. A exposição está montada na antessala do plenário.

A homenagem é dirigida a todas as mulheres de Atibaia e realizada, anualmente, com base no decreto legislativo nº 005 de 2008, de iniciativa da ex-vereadora Georgina Piniano, a Profª Gina, e do vereador Dr. Ubiratan Fernandes de Oliveira (PV), ambos presentes à sessão de quarta. Pelo decreto, cada vereador indica uma mulher representativa da comunidade para destacar a importância da contribuição feminina na sociedade. As escolhidas recebem diplomas e brasões do município, além de flores ofertadas pelos gabinetes dos vereadores.

Com plenário lotado, a sessão começou informalmente com música, a cargo da cantora Kátia Rios e do cantor/compositor Roberto Saldanha. Em seguida, a pesquisadora Ruth Rubbo, do grupo musical Raízes de Atibaia, mostrou um pouco do seu trabalho de recolher o cancioneiro sertanejo.

Na parte formal da sessão, o presidente da Casa de Leis, Sebastião Batista Machado, o Tiãozinho da Farmácia (PSL), deu as boas-vindas às homenageadas, às autoridades e ao público. A vereadora Roberta Barsotti (DEM), a única mulher vereadora neste mandato, presidente da Câmara em 2018, homenageou Dirce Vasti, cuja história é marcante por ser mãe de Fabiano, portador de Síndrome de Down, e de Rodrigo, que foi líder de escoteiros e morreu vítima de câncer.

O vereador Daniel Martini (Rede) destacou Erika Araújo de Oliveira, que se formou em Técnica de Enfermagem e Serviço Social e atua, desde 2014, no Conselho Tutelar de Atibaia, além de desenvolver trabalho voluntário com crianças e adolescentes em Caetetuba, desde 2011. O vereador Marcos Pinto de Oliveira, o Marcão do Itapetinga (PSB) escolheu Karine Cristine Carazai Barbosa, que teve dois filhos portadores de uma doença rara e com poucas chances de cura, a leucodistrofia.

O vereador Reginaldo Ramos (PSB) enalteceu o trabalho de Nelizi Tenorio de Oliveira, que cuida de cerca de 60 crianças no Lar do Atalaia, atividade desenvolvida há seis anos. O depoimento de Nelizi foi um dos mais emocionantes da noite.

O vereador Ubiratan Fernandes de Oliveira prestigiou a trajetória de Ana Maria Santos D’Arienzo, que fundou o grupo Atibaia do Bem e é bastante atuante em atividades sociais, políticas e culturais.

O vereador Fabiano de Lima (PROS) enalteceu na homenagem da Câmara Maria Elizabeth de Sales Campos que, mesmo acometida de esclerose múltipla, mantém uma jornada diária intensa, sendo voluntária de eventos como o Santo Antônio dos Pães, no bairro da Boa Vista.

E o vereador Michel Carneiro (PCdoB) homenageou Andreia da Costa Tavares, diretora da rede municipal de ensino, com atuação nas políticas voltadas à valorização e defesa da mulher. Na condição de suplente, ela ocupou o cargo de vereadora em 2015.

 

Deixe uma resposta