O premiado quadrinista José Aguiar fará uma residência artística em Atibaia

No histórico do quadrinho nacional, Curitiba não pode ficar de fora. É de lá duas iniciativas que marcaram a linguagem a partir dos anos oitenta: a Editora Grafipar e a Gibiteca de Curitiba. A Grafipar foi à primeira editora a fazer sucesso fora do eixo Rio-São Paulo, atraindo para a cidade os melhores desenhistas e roteiristas da época como Bonini, Franco de Rosa, Gustavo Machado, Watson, Flávio Colin, Cláudio Seto e outros.
A Gibiteca de Curitiba é outro marco histórico por ter sido a primeira iniciativa do mundo a reunir gibis num só espaço. Hoje as gibitecas fazem parte do equipamento publico de boa parte das cidades que se preocupam com suas ações culturais. Portanto estamos em boas mãos para anunciar o próximo evento do projeto Garatuja – 35 Anos de Arte e Cultura em Atibaia.
É de Curitiba que vem nosso artista convidado para realizar uma residência artística no próximo mês de abril. Trata-se do quadrinista José Aguiar que tem sólida carreira artística na linguagem dos quadrinhos. Autor de diversas publicações, recebeu vários prêmios, como Ângelo Agostini e Troféu HQMIX, além de ter sido vencedor do I Concurso Internacional de Quadrinhos do Senac-SP. Na França, desenhou a série Ernie Adams e também para a coletânea Un Jour de Mai.
Seus trabalhos também foram publicados em Portugal, Alemanha, Espanha e na Itália. É cocriador dos premiados eventos Cena HQ, projeto de leituras dramáticas de HQs no teatro e também da Gibicon – Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba. Foi ilustrador indicado ao Prêmio Jabuti, o mais importante prêmio literário brasileiro, pelos seus livros Reisetagebuch – Uma Viagem Ilustrada pela Alemanha (na categoria ilustração 2013) e Coisas de Adornar paredes (na categoria Histórias em Quadrinhos em 2017) Também é autor da premiada webcomic A Infância do Brasil. Esse é só o inicio.
Se você gosta de quadrinhos fique atento que a partir de agora não poderá reclamar que nada acontece na cidade. Nos próximos meses Atibaia terá oficina de quadrinhos, residência artística, worksphop, exposição e exibição de filmes temáticos. Tudo ligado aos quadrinhos e tudo gratuito. Participe! Saiba mais: https://projetogaratuja35anos.blogspot.com/

Deixe uma resposta