Uma solução “simples” contra as mentiras nas redes sociais

O problema das fake news continua forte nas redes sociais. Mais uma vez, a Avaaz, rede para mobilização social global através da Internet, fez campanha e coletou assinaturas para levar à sede do Facebook. Essa é uma briga que vai durar muito, contra as “notícias” que são pura mentira.
Para combater isso, a Avaaz defende uma solução simples: convencer o Facebook a mostrar correções para “todo mundo” que ver uma fake news. Segundo os ativistas, as fake news estão destruindo a confiança na democracia. A saída é mostrar correções das fake news perigosas para todo mundo que vê-las.
Em muitos países, os jornais são obrigados a publicar correções se divulgarem informações falsas. Por que as mesmas regras não são aplicadas ao Facebook e ao Twitter, que em geral alcançam muito mais gente? – argumenta a rede Avaaz. “Não se trata de censura pois nenhum conteúdo deve ser deletado. Em vez disso, as redes sociais devem garantir que pessoas que tiveram contato com informação falsa sejam providas com todos os fatos para que possam tomar suas decisões bem informadas”.
“Nosso time apresentou essa idéia para políticos do mundo todo, assim como para agências reguladoras, especialistas, acadêmicos, ativistas da liberdade de expressão e para executivos das maiores plataformas de redes sociais. A maioria deles acredita que isso pode realmente funcionar – agora precisamos de apoio popular forte para exigir que isso seja colocado em prática”, convocou o Avaaz.
E continuou: “Se o Facebook agir, as outras plataformas irão atrás”. Exércitos de robôs e trolls, muitas vezes contratados e pagos por bilionários e por governos, prosperam numa rede social que está se afogando em mentiras. Eles atacam ferozmente.
Uma lista de links sobre o tema foi divulgado: OEA diz que uso de fake news nas eleições do Brasil é ‘sem precedentes’ (Veja) https://veja.abril.com.br/politica/oea-diz-que-uso-de-fake-news-nas-eleicoes-do-brasil-e-sem-precedentes/; É #Fake que Haddad criou Kit Gay para crianças de 6 anos (G1) https://g1.globo.com/fato-ou-fake/noticia/2018/10/16/e-fake-que-haddad-criou-kit-gay-para-criancas-de-seis-anos.ghtml; entre outros.

Deixe uma resposta